sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Brincas de Carnaval animaram Évora

A Praça de Sertório foi  o cenário escolhido por um Grupo de Brincas de Carnaval para apresentar o fundamento “A Namoradeira” que, com a sua animação e bom humor, contagiou mais uma vez os transeuntes.
“A Namoradeira” relata a trágica história de Pimpinela, uma moça rejeitada pelos pretendentes devido à sua personalidade e mostra as suas desventuras ao longo dos tempos. O humor também foi parte integrante desta animação com uma cena dedicada à fotografia, onde dois palhaços cativaram todas as atenções tirando retratos “incríveis”.
Diversos populares assistiram com agrado a estas representações, onde não faltou música e alegria, nesta que é uma das mais genuínas tradições seculares de Évora.
Esta manifestação artística de cariz popular é constituída por um grupo trajado a rigor que toca e representa. Vem sempre acompanhado de uma trupe de palhaços que fazem rir todos com as suas brincadeiras e, inclusive, críticas sociais.
O Grupo deste ano é constituído por elementos das Brincas de Carnaval do Bairro de Almeirim e do Rancho Folclórico “Flor do Alentejo”. Nos últimos dias apresentaram o seu talento em diversos locais da cidade e freguesias, prosseguindo com toda esta animação ainda durante hoje e amanhã.
O Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto d’ Oliveira, assistiu com manifesta simpatia a esta representação carnavalesca, expressando o seu agrado quanto a esta tradição.
“Assistimos uma vez mais a esta demonstração brincalhona de caraterísticas muito populares de genuína tradição que é o verdadeiro Carnaval de Évora desde há muitos anos e nós ficámos satisfeitos por ver esta revitalização da nossa tradição e da nossa identidade”, afirmou o autarca, salientando a sua importância para o concelho e deixando claro que a autarquia continuará a manifestar o seu apoio a esta forma de arte para que ela não se perca e ganhe cada vez força e adesão.






Sem comentários: