segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Câmara de Évora cria parque de estacionamento: Intervenção para proteção do Cromeleque dos Almendres

A Câmara Municipal de Évora implementou um parque de estacionamento a 300 metros de distância do Cromeleque dos Almendres, numa operação articulada com a DRCALEN (Direção Regional de Cultura do Alentejo) e o proprietário da herdade. Esta intervenção visa impedir o acesso automóvel ao monumento a partir desse ponto, protegendo do impacto nocivo do trânsito um dos mais importantes testemunhos do período megalítico na Península Ibérica.
Com cerca de 800 m2, este parque de estacionamento tem capacidade para 4 a 5 autocarros ou cerca de 20 viaturas ligeiras. Os trabalhos, concluídos no passado dia 31 de janeiro, custaram cerca de 6.700 euros e foram realizados, exclusivamente, pelos trabalhadores e máquinas da Câmara Municipal de Évora.
Para uma segunda fase está igualmente prevista uma operação de reposição do solo que suporta o monumento e uma intervenção no espaço envolvente, com o objetivo, por um lado, de melhorar as condições de drenagem do local e, por outro, de sugerir ao visitante o ponto mais interessante de observação do monumento.
Os trabalhos no terreno estão a ser desenvolvidos pelo Departamento de Ambiente e Qualidade e pela Divisão de Espaços Verdes e Qualidade Ambiental da Câmara de Évora, sendo que as obras têm merecido um acompanhamento próximo por parte do Departamento do Centro Histórico, Património e Cultura da autarquia e da DRCALEN.
Esta intervenção, que já se tentava levar a cabo há muito tempo, é muito importante para a proteção do monumento e poderá servir de sensibilização e estímulo junto de outros proprietários de património histórico e arqueológico de relevo.

Sem comentários: