domingo, 22 de abril de 2012

Sport Lisboa e Évora

O Sport Lisboa e Évora, designado abreviadamente por S.L.E., é uma colectividade Desportiva, Cultural e Recreativa, fundada em 04-08-1929, por fusão do Império Football Club e do Glória Vencedor Clube, que e em aliação à família Benfiquista, ficou na qualidade de 6.ª filial do S.L. e Benfica.
Ao que se sabe, teria sido a sua pimeira sede no Largo de S. Domingos, actual Praça Joaquim António de Aguiar.

Em 1929 mudou-se para a Rua do Raymundo, no edifício do Convento das Mercês, primeiramente no R/c e depois no 1.º andar, onde se manteve até 1965. Por dificeldades financeiras, veio ainda a instalar-se provisóriamente no n.º 99 na Rua Cândido dos Reis.
Algum tempo mais tarde e quando a Câmara Municipal procedia a loteamentos de terrenos para construção na zona de Urbanização n. 1, uma comissão de associados liderados pelo Enginheiro Moreira Carneiro, convenceram o Sr. Presidente da Câmara Municipal a vender-lhes dois lotes de terreno, os quais custaram na altura 24.750$00.
cumpridos todos trâmites legais para a construção e sendo a intenção destes edificar uma nova sede. Foi lançada a sua primeira pedra em 08-12-1967.

Recorde-se de que e para angariar verbas para o edifício foram realizados vários sorteios, rifas e ainda quotas suplementares extraordinárias, não obstante da oferta da mão de obra e da pedra necessária para a construção, a qual foi oferecida pelo Sr. Alberto Faustino e proveniente do mármore de Vila-Viçosa e Borba.
A Prediana concedeu-nos também facilidades e dilatação dos prazos de pagamento do material fornecido.
A Câmara Municipal de Évora, concedeu-nos tabém pequenos mas multiplicativos donativos, tal como a Comissão de Turísmo.

O Ministério da Educação Nacional e o Director Geral dos Desportos contrubuiram com a quantia de 50.000$00 cada.
Depois de um esforço laboral intesivo por parte dos seus obreiros, foi cinco anos depois concluida a nova Sede-Ginásio do Clube na Av. Pedro Álvares Cabral n.º 41, vindo a ser inaugurada em 08-12-72 e onde permanece até hoje.

Do pecúlio do S.L.E., faz parte também o Campo de Jogos, cujo terreno foi adquirido do proprietário José de Moura por 550.000$00, na época de 1979/1980.
Ali foram construídos a pouco e pouco as actuais instalações que hoje possui.
Recorda-se que nesta altura pertemciam aos orgãos sociais do clube e foram convinientes com a aquisição.
A construção do pavilhão, cujo projecto e estrutura estiveram a cargo do Sr. Enginheiro Moreira carneiro, também fazem parte do património do S.L.E., a qual se encontra nas imediações e interior do campo de jogos.

Não foi fácil concluir esta obra gigantesca, mas com muita boa vontade e preciosas ajudas de pessoas amigas, Firmas e Organizações, tais como o CCRA, INDESP, PREDIANA e Câmara Municipal de Évora, foi possível a sua finalização. A sua Inauguração teve lugar no dia 18-07-1995, que coincidiu com a colocação no respectivo campo e à entrada do portão, de uma lápide de homenagem ao seu maior obreiro, cuja legenda é, "PARQUE DESPORTIVO ENG. JOAQUIM ANTÓNIO MOREIRA CARNEIRO".

Nas direcções que ao longo do tempo se vieram a formar e de outros órgãos sociais, há elementos que muito se destacam, pela sua amizade, dedicação e altos seviços ao clube, que merecem ser evidenciadas, mas que por receio de poderem acontecer algumas omissões, não se plublical nomes.

Em 1928, é formada a primeira equipa do S.L.E. de que faziam parte os seguintes jogadores: Joaquim Lopes, Francisco Correia, Manuel Ferreira, José Sabino, Libâno Pesche, Oscar da silva, Manuel Boleto, João Paixão, Tomás Inácio, Joaquim Fialho (capitão), Estêvão Augusto, Joaquim Azedo e Manuel Almeida, a qual de estreou em 30-09-1928 com o Juventude Sport Club para o apuramento da Taça Preparação, em que o S.L.E. venceu, por 4 - 3..
Na época 1937/1940, o S.L.E. organizou várias provas desportivas, obtendo assinalável exito, destacando a grande festa do décimo aniversário.
Em 1941, uma comissão de dirigentes propôs a Assembleia Geral a extinção de secção de futebol e quase conseguiram.
Em 1944, o corajoso dirigente Engenheiro Moreira Carneiro, voltou novamente a propôr à Assembleia Geral a sua reorganização.
Na época de 1947/1948, uma equipa de Juniores formada por: Ferrão, Amaral, Bernardino, Walter, Sequeira, Santana, Bráulio (capitão), Rodrigues, Abelha, Câmara Manuel, Joaquim Fialho (treinador), Branco e Conceição, sagraram-se Campeões Distritais, eliminando o representante do Alto Alentejo e do algarve no decorrer do Campeonato de Portugal, classificando-se para disputar com o Sporting, o direito de poder entrar na prova máxima, o nacional da 3.ª divisão.

Na época 1948/1949, uma equipa de Júniores formada por: Sá, saruga, Morgadinho, Walter, festas (massagista), J. Fialho (treinador), J. Matos, J. Santos, Branco, Conceição, Santana, verdasca, Lobato e A. Santana, foram novamente campeões de Júniores.
Nos últimos tempos outras modalidades foram implementadas no âmbito Juvenil, ao qual o S.L.E. se tem dedicado de alma e coração, dando o seu melhor e possível apoio à camada jovem.

Para além das escolas, que segundo a sua evolução e idade vão transitando por todos os outros escalões, o S.L.E. tem boas equipas de futebol, quer nas categorias de Infantís, Iniciados, Juvenís e Júniores. Recorda-se que e nas categorias invocadas, todas elas já participaram nos Campeonatos Nacionais mais de uma vez, destacando-se a equipa de Iniciados, que lá se mantemve lá três anos consecutivos, isto por terem sido campeões distritais.

Como toda a gente sabe, este futebol não é remonerado, joga-se por amor à camisola e simpatia ao clube. O que o S.L.E. pode fazer para agradecer, o esforço, o sacrifício, a obnegação e espírito de luta, aos jogadores ao longo das épocas é dar-lhes oportunidade de jogarem com outras equipas em termos de Torneios ou outras provas particulares, em que está em causa novos contactos, conhecimentos, emizades que se criam e a descoberta de novos horizontes.

Destaca-se que o S.L.E. tem convidado equipas do melhor futebol Nacional e estrangeiro a participarem em Torneios. Tais equipas como: Sporting, Benfica, POrto, Belenenses, Boavista, V. Setúbal, Barreirense, E. Amadora, Académica, Portimonense, Campomaiorense, E. Portalegre, Os Elvenses, sevilha, Badajoz e Mérida. recorda-se que este futebol é no âmbito Juvenil e na categoria de Iniciados.
Assim e vendo a categoria e nível de futebol destas equipas, não é de estranhar que tenham obtido as seguintes classificações: 2.º lugar, 2 x; 4.º lugar, 1 x; 5.º lugar, 4 x; 6.º lugar, 9 x.


http://alentejosport.blogspot.pt/

1 comentário:

Carlos Clemente disse...

Em nome do Sport LIsboa e Évora, agradecemos o artigo, no entanto a data correcta da fundação do clube Sport Lisboa e Évora é 04-8-1928.

Agradecemos
SLE