sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Embraer inaugura fábrica em Évora e cria 600 empregos

A Embraer inaugura esta sexta-feira em Évora a nova unidade fabril do grupo, num investimento superior a 170 milhões de euros. 

A unidade vai criar 600 empregos diretos e 1.200 indiretos, avança a empresa em comunicado. As fábricas da Embraer Compósitos e da Embraer Estruturas Metálicas contam já com 98 trabalhadores, segundo revelou à agência Lusa o presidente da Embraer Portugal, Paulo Marchioto. 

Com esta inauguração, o grupo passa a contar em Portugal com «dois Centros de Excelência especializados», uma aposta que «faz parte do plano estratégico» da construtora aeronáutica para a próxima década. «Estas duas fábricas vão concentrar conhecimento estratégico em duas áreas distintas da indústria da aviação», uma das quais «o uso de estruturas metálicas» e a outra «a utilização de compósitos em equipamento aeroespacial». 

O também diretor das unidades fabris construídas no parque aeronáutico de Évora, nos arredores da cidade alentejana, revela que, na construção da fábrica especializada em estruturas metálicas, que vai produzir partes de asas para aviões da empresa, a Embraer investiu 100 milhões de euros. Já na de materiais compósitos, especializada no fabrico de componentes para caudas de aviões, foram investidos 77 milhões. «Portugal e o apoio da União Europeia à Embraer, através de apoios regionais disponíveis em toda a UE, permitiram ajudar na construção de cada um dos centros», sublinhou. 

Em paralelo, continuou, «a estabilidade das instituições na Europa e a política do Governo português, de desenvolvimento do cluster aeronáutico, foram aspetos fundamentais que pesaram na decisão de investir no país». 

A Embraer já divulgou, em junho, que as fábricas de Évora vão estar ligadas a três aviões novos da empresa, dois destinados à aviação executiva (os Legacy 450 e 500) e a aeronave militar KC-390, que está a ser desenvolvida em colaboração com Portugal. A construtora brasileira espera, no final do ano, proceder às primeiras entregas oriundas de Évora e destinadas às linhas de montagem da Embraer no Brasil.

Texto: Agência Financeira

Sem comentários: