sábado, 22 de setembro de 2012

Inaugurada a nova Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância dos Canaviais



A nova Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância dos Canaviais foi hoje (dia 17) inaugurada com a presença de representantes de toda a comunidade, que expressaram a sua satisfação pela concretização deste importante projeto, o qual conta com todas as comodidades e equipamentos de um moderno estabelecimento de ensino. Após a bênção das instalações pelo representante da Igreja Católica, Cónego Senra Coelho, e descerramento de placa pelo Presidente da Câmara Municipal de Évora, Representante da Assembleia Municipal, Diretora Regional de Educação e Coordenadora da Escola, seguiram-se as intervenções por parte de entidades diretamente envolvidas no processo. 

A Diretora do Agrupamento de Escolas nº 4, Maria de Lurdes Brito foi a primeira a intervir, congratulando-se pela concretização da nova escola, considerando que “existem agora condições para os professores, funcionários e alunos se sentirem bem e em conjunto poderem tornar a Freguesia dos Canaviais um sítio onde ainda é mais agradável viver”. Sublinhou a importância de rentabilizar os espaços, anunciando a junção de vontades entre a Junta de Freguesia e o Agrupamento que permitirá abrir ao público a biblioteca da escola. Apresentou a coordenadora do centro escolar e destacou o trabalho de um grupo de pais que se empenhou no processo, tendo igualmente agradecido a todos o esforço e empenho feito durante o ano escolar transato (quando careciam de condições e tinham aulas em diversos locais), incluindo à equipa socio educativa camarária e à Vereadora da Educação. 

O Presidente da Junta de Freguesia dos Canaviais, Silvino Costa, salientou a importância desta data para esta Freguesia, regozijando-se por se iniciar já o novo ano letivo nas novas instalações e na data prevista pelo Ministério da Educação. “Estas instalações vão ajudar as nossas crianças a ter o melhor sucesso escolar”, afirmou, fazendo questão de especificar que conta com todos para que esse sucesso possa ser atingido, referindo também o empenho da Junta para, em parceria com o Agrupamento, conseguir a utilização da biblioteca por todos os moradores para além do horário escolar. 

Mencionou e agradeceu o trabalho e empenho de todos nos últimos dias para tornar possível a abertura da escola na data prevista e deixou um agradecimento especial ao Presidente da Câmara pelo empenho e dedicação que teve para que esta obra fosse uma realidade. Fez ainda dois apelos: que as obras que faltam, nomeadamente acessibilidades, possam ser concluídas com a maior brevidade possível e que a comunidade educativa trate condignamente e zele por estas instalações. 

Reforçou que a Junta continuará sempre disponível para colaborar com a escola e terminou a intervenção desejando a todos um bom ano letivo. A Vereadora da Câmara Municipal de Évora, Cláudia Sousa Pereira, expressou satisfação por esta inauguração e agradeceu “aos que iniciaram este projeto, aos que o desejaram, aos que o tornaram possível em todas as suas componentes e também aos que o finalizaram”. “Numa escola faz-se aquilo que um político deve fazer que é no presente preparar o futuro; uma escola é o lugar onde as desigualdades sociais, parece, se esbatem e por isso nada de mais importante para quem considera que na sociedade o bem-estar de cada cidadão é que é importante”, destacou a autarca, agradecendo e desejando boa sorte a todos. 

300 alunos vão beneficiar do novo Centro Escolar Por seu turno, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto d’ Oliveira, reconheceu a importância deste projeto - no qual se empenhou e cujo desenvolvimento incluiu também algumas dificuldades - e frisou que este estabelecimento “vai trazer mais qualidade à Freguesia dos Canaviais e à cidade de Évora, no sentido de assegurar melhores condições a toda a comunidade educativa”, nomeadamente aos cerca de 300 alunos que o vão frequentar. 

Deixou igualmente uma palavra de referência ao que este espaço significa no âmbito da política autárquica, tratando-se de um investimento da ordem dos três milhões de euros, conseguido com recursos municipais e também com a ajuda dos fundos comunitários (InAlentejo), destacando em particular a intervenção do presidente da Comissão de Gestão, António Dieb, que muito ajudou para que o projeto se concretizasse. 

Deu uma palavra de agradecimento ao empreiteiro da empresa ECOCIAF, Construção Civil e Obras Públicas, Lda., que “foi de uma compreensão extraordinária e empenho e que deve merecer o maior reconhecimento”, bem como ao grupo de pais que, de forma legítima, se preocupou com o andamento da escola, aos técnicos da DREA e a todos os que colaboraram no projeto, tal como os trabalhadores municipais, fazendo votos para que “a comunidade reconheça que tem neles profissionais competentes e zelosos e dedicados ao seu concelho”. 

Referiu que a gestão camarária tem um rumo para manter, que é dar prioridade a três aspetos essenciais que mobilizaram a maior parte dos recursos, mostrando exemplos concretos desse trabalho que incide na proteção dos mais desfavorecidos; na criação de condições para o desenvolvimento económico e para que o emprego surja; e na aposta na Educação. “Esta é a segunda escola nova que inauguramos no nosso concelho, além da recuperação de todo o parque escolar e respetivo equipamento e isso representou um grande esforço por parte da Câmara Municipal, contando também com o apoio dos fundos comunitários (FEDER), através dos programas da CCDRA”, especificou o edil eborense. 

“Hoje é um dia particularmente feliz porque um desses três pilares consegue aqui conhecer mais uma confirmação, pois mais um desses projetos se conclui e mais um contributo significativo é dado para que os mesmos sejam alcançados”, finalizou o Presidente, agradecendo a todos a presença. O evento prosseguiu com uma visita às instalações da escola e encerrou com um beberete oferecido pela Junta de Freguesia, no qual se destacou a atuação do Grupo Coral dos Canaviais.






Sem comentários: