sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Natal Solidário traz grande animação à Praça de Giraldo




No âmbito das comemorações do Natal Solidário que a Câmara Municipal de Évora organiza com o apoio da Associação Comercial e de várias escolas do concelho e instituições, salienta-se um conjunto de eventos durante todo o mês de Dezembro que irão trazer mais vida e animação ao centro histórico da cidade.

Deste modo, já no próximo dia 12 (quarta-feira), às 9:30 horas, não perca o Desfile de Pais Natal que percorrerá as seguintes artérias do centro histórico de Évora: Praça Joaquim António de Aguiar – Largo Luis de Camões - Praça do Giraldo – Rua 5 de Outubro – Templo Romano.

Este evento, organizado pela Câmara Municipal conta com o apoio dos estabelecimentos de Educação e Ensino do Pré - Escolar, Associações de Jovens, Associações de Idosos, Associações de Deficientes, Grupo de precursão “Bate ao Lado” da Cercidiana, Grupo Musical Casa do Povo dos Canaviais, Grupo Motard o Templo e Motorcicle Clube Hot Roads, além dos patrocínios da Delta Cafés, AKI, Continente.

De 12 a 16 de Dezembro, entre as 10 e 19 horas, a Praça de Giraldo acolhe a Feira da Solidariedade, que inclui mostra, venda e animação de Natal. A Feira é organizada pela Câmara e tem o apoio das Associações da Área da Deficiência, Associações de Idosos, Associações de Jovens, Estabelecimentos de Educação e Ensino do Pré – Escolar e os patrocínios da Delta Cafés, AKI e Continente.

Contando com uma programação própria, a Feira engloba as seguintes atividades: no dia 12, a partir das 16 horas, é inaugurada a exposição “Árvores de Natal recicladas”, seguindo-se a atuação da Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora; do Grupo Académico Seistetos; e da Tuna da Escola de Superior de Enfermagem S. João de Deus.

No dia 13, a partir das 10 horas, haverá músicas de Natal interpretadas pelo Centro Infantil Irene Lisboa e, pelas 11 horas, a animação estará a cargo da Tuna da Universidade Sénior.

Para o dia 14, está prevista a atuação do jardim infantil “O Casulo”, pelas 10:30 horas e, a partir das 16 horas, pode escutar o Grupo Coral da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Horta das Figueiras, seguido da Tuna Académica da Universidade de Évora.

A Feira será animada no dia 15, às 11:30 horas, pelo Grupo da Associação Humanidade e Respeito pelos Idosos de Évora, e, a partir das 15 horas, pelas Cantadeiras da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia Sra. da Saúde. Os Sons de Évora – Grupo de Cavaquinhos mostram os seus talentos musicais no dia 16, pelas 15 horas.
Do conjunto de eventos programados para esta edição do Natal Solidário, destaca-se ainda, no dia 19, a partir das 14:30 horas, na Arena d’Évora, a Festa de Natal / Seniores Ativos, cuja organização é da Câmara de Évora, com o apoio das instituições da área da 3ª Idade.
De 12 de Dezembro a 16 de Janeiro decorre o concurso e exposição “Árvores de Natal Recicladas” na Praça de Giraldo, da responsabilidade da autarquia eborense e que conta com o patrocínio da TMN e do AKI.
Recorda-se ainda que de 17 a 21 de Dezembro e de 26 a 28 Dezembro, acontece mais uma edição do programa municipal Okup@-te / Jogar Mais no Natal, que tem lugar das 8:30 às 18 horas, na Escola EB 2.3 Santa Clara.

Durante o mês de Dezembro pode participar na Campanha de Natal “Quem compra no comércio tradicional, tem desconto adicional”, em que, por cada 10 euros de compras receberá um vale de desconto nas lojas aderentes. Esta iniciativa é organizada pela Associação Comercial de Évora e conta com apoio da Câmara Municipal e da Mil Ideias, tendo os patrocínios da J. Saragoça, Divinus Gourmet, Delta Cafés e Caixa de Crédito Agrícola. 

A par disto, realiza-se também o Natal Clássico que conta com uma série de concertos em que atuam músicos e cantores de notáveis instituições da cidade e o Natal Limpo, centrado na Campanha de Sensibilização Ambiental/ Pontos de Recolha Adicionais de Papel e Cartão, organizado pelo Município eborense com o apoio da GESAMB.

Sem comentários: