quinta-feira, 7 de março de 2013

Fábrica em Évora poderá criar 250 novos empregos




O grupo italiano Adler Aeronautic quer instalar, em Évora, uma fábrica de metalomecânica de precisão e acabamento final de peças para a indústria aeronáutica. O investimento, que será superior a cinco milhões de euros e irá ser implementado no prazo de quatro anos, poderá criar mais de duas centenas de novos postos de trabalho.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo presidente do município, José Ernesto Oliveira. "É a terceira empresa do setor da aeronáutica a instalar-se no nosso concelho e outras ainda estão na calha", congratulou-se o autarca em declarações à Lusa.

A fábrica será construída num lote de terreno da autarquia com quase 20 mil metros quadrados, tendo a sua cedência sido aprovada pela câmara depois de o projeto da Adler Aeronautic ter sido classificado como de Potencial Interesse Municipal (PIM).

De acordo com José Ernesto Oliveira, o projeto envolve a criação de uma empresa do grupo com sede em Évora e a instalação de uma fábrica no Parque da Indústria Aeronáutica, onde já estão a laborar as duas unidades fabris da construtora aeronáutica brasileira Embraer. 

Segundo o responsável, está em causa "uma unidade para metalomecânica de precisão e acabamento final de peças para a indústria aeronáutica", que poderá criar "cerca de 250 postos de trabalho".

"Com a localização em Évora, [a fábrica] pode beneficiar dos apoios da câmara municipal e, ao mesmo tempo, da proximidade com a Embraer", acrescentou o autarca, que acredita que "apesar das dificuldades que o país atravessa, Évora continua a ser apelativa e a ter condições para captar investimento".

Ainda assim, José Ernesto Oliveira ressalva que a instalação da nova fábrica na cidade "não resolve todos os problemas de hoje para amanhã". O município está, contudo, garante o autarca, "no caminho certo para uma nova economia local com vantagens claras" para o concelho e a sua população. 

Sem comentários: