terça-feira, 30 de abril de 2013

Presidente da Câmara renuncia ao mandato a partir de amanhã



O presidente da Câmara Municipal de Évora, o socialista José Ernesto Oliveira, vai renunciar ao mandato por razões pessoais e de saúde, com efeitos a partir de 1 de maio.

A apresentação da renúncia ao mandato foi o único ponto da ordem de trabalhos da reunião extraordinária de Câmara, realizada esta segunda-feira, antes de uma sessão ordinária da Assembleia Municipal, para o autarca dar conhecimento da sua decisão.

José Ernesto Oliveira adiantou à agência Lusa que renuncia ao mandato por razões de ordem pessoal e de saúde a partir de 1 de maio.

O cargo de presidente da Câmara de Évora será assumido pelo atual vice-presidente, Manuel Melgão.

José Ernesto Oliveira, que divulga publicamente a renúncia em conferência de imprensa, marcada para terça-feira de manhã, está a cumprir o terceiro e último mandato à frente da Câmara de Évora, um antigo bastião comunista.

Antigo militante, autarca e deputado do PCP, do qual se desvinculou em 1992, José Ernesto Oliveira conquistou a Câmara de Évora, pelo PS, nas autárquicas de 2001, com maioria absoluta, tendo sido reeleito nas eleições seguintes (2005 e 2009), mas com maioria relativa.

Antes, o emblemático município alentejano tinha sido liderado, ao longo de 25 anos, pelo histórico autarca comunista Abílio Fernandes.

A cumprir o último mandato à frente da autarquia, devido à lei da limitação de mandatos, José Ernesto Oliveira, de 60 anos, já tinha anunciado que iria abandonar a vida política ativa, depois de se considerar um "político realizado".

O atual executivo municipal é composto por três eleitos do PS, três da CDU e um do PSD.

Na corrida à sucessão de José Ernesto Oliveira, o vice-presidente da câmara, Manuel Melgão, já formalizou a candidatura, junto da concelhia do partido, para liderar a lista do PS ao município nas autárquicas deste ano.

O PCP anunciou que o antigo presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto de Sá, que deixou o cargo em dezembro, vai ser o candidato da CDU ao município de Évora.

A lista do PSD vai ser liderada pelo médico cirurgião Paulo Jaleco, enquanto a funcionária pública Maria Helena Figueiredo vai ser, por sua vez, a candidata do Bloco de Esquerda.

No distrito de Évora, o PS lidera sete câmaras, a CDU quatro e as autarquias de Estremoz, Redondo e Alandroal são geridas por independentes.


http://www.jn.pt/

Sem comentários: