sábado, 11 de maio de 2013

Exposição de ilustração científica e artística “Desenhos Habitados”

 
A Câmara Municipal de Évora inaugurou ontem no Palácio de D. Manuel, uma exposição de ilustração artística intitulada “Desenhos Habitados”, organizada por Manuela Cristóvão, Professora Auxiliar do departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes da Universidade de Évora, com o apoio da autarquia. O conjunto de desenhos apresentados nesta mostra pretende despertar a curiosidade aos seus visitantes.
 
As imagens representam mundos onde habitam, não só o que é representado com rigor na ilustração científica, mas também imaginários criados pelos artistas e autores de textos ilustrados. Deste modo, cada espectador sentir-se-á também parte do espaço habitado e agora observado, passando também a habitar a imagem através do seu imaginário, de forma consciente ou inconsciente, mais ou menos sensível e envolvido. Todos conhecemos o desenho como recurso ou forma de registo de um momento real ou imaginário, como processo de materializar uma ideia ou como meio de criação.
 
O exercício do desenho e a sua prática contínua, torna-o uma ferramenta precisa e flexível para uma representação com carácter científico ou potencializando o trabalho de conceção e execução de narrativas, como acontece na ilustração em livro ou em filme. A entrada na exposição é livre, estando aberta de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00, encerrando aos domingos todo o dia e aos sábados apenas na parte da manhã. -

1 comentário:

Anónimo disse...

Vai dar para ver a degradação em que se encontra o palácio???