domingo, 5 de março de 2017

Comemorações do Dia da Mulher em Évora


Um debate intitulado "Direitos das Mulheres: Luzes e Sombras" abre as comemorações do Dia da Mulher no dia 8 de Março, a partir das 14:30 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Évora.

As oradoras serão Teresa Fonseca (historiadora) que fará um "Enquadramento histórico sobre a história das mulheres até à Constituição"; Aurora Rodrigues (representante da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas e magistrada do Ministério Público no DIAP de Évora) que falará sobre "O Código Civil e a posição da Mulher no Código Penal: antes e depois. Exemplos atuais: violência doméstica, violência sobre as mulheres, assédio moral e sexual, discriminação da mulher na família, na sociedade e no trabalho"; e Regina Marques (representante da Direção do Movimento Democrático das Mulheres) que abordará "A importância da Constituição e as lutas das mulheres".

O debate é moderado por Élia Mira ( Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora) e as inscrições para participação podem ser feitas para mariahelenalacerda@cm-evora.pt ou 266777000 - Helena Lacerda ou Sofia Sousa).

A inauguração da exposição de fotografia "Cante no Feminino" tem lugar pelas 17 horas, na Black Box dos Paços do Concelho e uma Serenata à Mulher pela Associação Académica da Universidade de Évora realiza-se às 18 horas, na Praça do Giraldo.

Um jantar comemorativo do Dia da Mulher do MDM e União dos Sindicatos decorre pelas 20 horas, no Monte Alentejano/Rossio de S. Brás, devendo as inscrições ser feitas para mdmevora@hotmail.com ou 967840360)

De salientar ainda que no dia 11 de Março, a partir das 14:30 horas, haverá uma manifestação do Dia da Mulher em Lisboa, devendo as pessoas interessadas em participar  inscrever-se em mdmevora@hotmail.com ou 967840360)

No dia 12 de Março, entre as  9:30 e as 13:30  horas, haverá um Circuito Desportivo no Feminino que inclui caminhada, mega aula de zumba e de hidroginástica na Praça do Giraldo, Complexo Desportivo e Piscinas Municipais, devendo as inscrições ser feitas para hugo.matias@cm-evora.pt ou 266777000 - Hugo Matias).

Um espetáculo de teatro denominado "Onde estás tu Catarina?" está agendado para 22 de Março, às 21 horas, na Sociedade Joaquim António D'Aguiar.

Estas iniciativas são organizadas pela Câmara Municipal de Évora, Movimento Democrático das Mulheres (MDM), União das Freguesias de Évora, União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras e União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, com o apoio da Rádio Diana.

Informação retirada daqui

Sem comentários: