quinta-feira, 25 de março de 2010

DIA MUNDIAL DO TEATRO - 27 MARÇO



DIA MUNDIAL DO TEATRO
27 de Março, às 21h30
Teatro Garcia de Resende

(entrada gratuita, sujeita a reserva ou levantamento prévio de bilhete)

Encenação: Mário Barradas
Tradução: José Oliveira Barata
Intérpretes: Teresa Gafeira, José Martins, Paulo Matos, Ivo Alexandre
Cenário: Christian Ratz
Recriação dos Figurinos: Sónia Benite
Desenho de Luz: José Carlos Nascimento
Assistente de Encenação: Rui Lopes




O Cendrev dedica, este ano, o Dia Mundial do Teatro a Mário Barradas, fundador da companhia criada em Janeiro de 1975 em Évora e grande impulsionador do projecto de descentralização teatral em Portugal, que muito contribuiu para a formação e dinamização da vida do teatro entre nós, nos últimos anos.
O programa para o Dia Mundial do Teatro, sábado 27 de Março, apresenta o espectáculo “A Mosqueta” de Ruzante, última encenação de Mário Barradas estreada em 2009 pela Companhia de Teatro de Almada no âmbito da programação do seu festival de teatro. O espectáculo é apresentado no Teatro Garcia de Resende às 21,30 horas com entrada livre, ainda que seja necessário levantar os ingressos, disponíveis na bilheteira do Teatro, ou fazer a sua reserva através do telefone 266703112.
Na programação para este Dia Mundial do Teatro o Cendrev organiza também, no Teatro Garcia de Resende, uma sessão pública às 16 horas, momento escolhido para uma evocação da figura deste homem que, apaixonadamente, dedicou a vida ao teatro. Dedicação que o levou a desempenhar distintos “papéis” na “cena” teatral portuguesa, mas sempre determinado em contribuir para melhorar as condições de trabalho desta prática artística: «O teatro é um dos sinais, mais presentes e vivos, dos caminhos trilhados pelo homem e assim se insere na afirmação identitária e cultural dos povos. Nesta medida é um imenso factor de desenvolvimento e de continuidade.»
Para esta sessão pública o Cendrev convidou um conjunto de amigos que acompanharam, em diferentes momentos, essa caminhada difícil mas extraordinariamente frutuosa que queremos evocar cientes que o exemplo ímpar de Mário Barradas é uma referência para várias gerações de homens e mulheres de teatro.

Sem comentários: