terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ÉVORA DISTRITO DIGITAL



 


Évora Distrito Digital,




um marco de viragem na implementação da Sociedade do Conhecimento no distrito de Évora!

No âmbito dos projectos das Cidades e Regiões Digitais, o projecto Évora Distrito Digital foi elaborado para ir de encontro aos principais desafios de uma Sociedade de Conhecimento. Como resultado do projecto Évora Distrito Digital, num modelo que encontrou reconhecimento internacional, mais informação ficou disponível com a criação de novas acessibilidades, novos portais. Os sites das autarquias foram reformulados e instaladas redes camarárias em banda larga. Foram modernizados serviços nas autarquias, agilizados processos administrativos e criados os serviços on-line.
Os principais objectivos - a promoção territorial e o impulso ao desenvolvimento económico e empresarial da região - foram concretizados através da criação e dinamização de um conjunto de portais temáticos e sites do governo electrónico local, que reúnem informação importante sobre o território e os seus agentes de uma forma acessível e completa.

O Évora Distrito Digital, como vector estruturante e estratégico para a região - nomeadamente na componente de infra-estruturas como é o caso do Centro de Tecnologias Digitais e as Redes Camarárias em Banda Larga - é um importante marco na consolidação da Sociedade do Conhecimento no distrito de Évora, quer pelos benefícios que directamente advêm da modernização e qualificação da administração pública local quer para o cidadão em geral.
Para além do importante activo que as infra-estruturas digitais e serviços criados representam, com o Évora Distrito Digital foi construído um pilar fundamental de suporte, experiência e motivação para o desenvolvimento de iniciativas da Sociedade da Informação e Conhecimento no âmbito do actual QREN. Por outro lado, as iniciativas desenvolvidas potenciaram também um conjunto de parcerias publico-privadas com resultados evidentes, de que são exemplo a implantação de um Centro de Investigação e Tecnologias de Informação (CITI) ou o Centro de Academias Cisco e Microsoft.

Recorda-se que a alargada parceria que assegurou a promoção deste Projecto contou com a AMDE – Associação de Municípios do Distrito de Évora, os 14 municípios do Distrito, a ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, a UE - Universidade de Évora e a Região de Turismo de Évora.
Com implementação formal no período de Setembro 2004 a Julho 2007 e o co-financiamento do POS_Conhecimento, foi executado um investimento total de 6.092.854,68€.




 
AS PRINCIPAIS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS
Infraestruturas tecnológicas desenvolvidas
Em termos de infra-estruturas merece especial destaque a implementação das redes camarárias em banda larga e a criação do Data Centre. As redes camarárias interligam os edifícios camarários nas sedes de concelho de cada um dos os municípios do Distrito - 81 edifícios foram interligados, numa média de 6 edifícios por município. Foram ainda criadas as condições técnicas para a centralização dos serviços numa perspectiva de racionalização dos recursos.

Criou-se também o primeiro Data Centre profissional do Alentejo - o CTD – Centro de Tecnologias Digitais, que é uma plataforma fundamental para o desenvolvimento da Sociedade de Informação no Alentejo. Situado no P.I.T.E. (Parque Industrial e Tecnológico de Évora), tem disponível uma área de 50m² de implantação e disponibiliza serviços de alojamento de equipamentos, de serviços, operação e manutenção de equipamentos e aplicações (hosting, housing, managed hosting), entre outros.




Esta infra-estrutura insere-se na lógica de continuidade e sustentabilidade do projecto. A crescente preocupação das organizações pelas questões da segurança da informação e continuidade do negócio tem permitido o sucesso económico deste tipo de infra-estruturas. Com este Data Centre a região dispõe da principal ferramenta da economia de escala que evita grandes investimentos em engenharia.











Portais, Sites Municipais, Serviços On-line e Intranet autárquica




No âmbito do EDD criaram-se diversos portais com o objectivo de promover e divulgar a região e os seus valores e saberes.
Portal Regional (www.evoradistritodigital.pt ) foi desenvolvido numa lógica de agregação de informação resultante dos sub-portais e sites municipais desenvolvidos, tornando-se assim “porta de entrada” para o utilizador na procura de informação e serviços disponibilizados aos níveis sub-regional e local.
Os sites municipais (www.cm-alandroal.ptwww.cm-arraiolos.ptwww.cm-borba.ptwww.cm-estremoz.pt,www.cm-evora.ptwww.cm-montemornovo.ptwww.cm-mora.ptwww.cm-mourao.ptwww.cm-portel.pt,www.cm-redondo.ptwww.cm-reguengos-monsaraz.ptwww.cm-vendasnovas.ptwww.cm-vianadoalentejo.ptwww.cm-vilavicosa.pt), foram reformulados numa estratégia de agilização da estrutura e partilha de infra-estrutura tecnológica, tendo sido integrados além de informação sobre a município e o concelho, os serviços on-line, que permitem ao cidadão ter acesso ao balcão do seu município de forma virtual através da Internet.
Os Portais de Turismo (www.visitevora.pt) e Empresas e Negócios (www.evoradigital.biz) permitem ao visitante e ao investidor, respectivamente, o conhecimento da região, do que visitar e dos incentivos e oportunidades de negócio do Distrito.
O Portal Geográfico (www.caminhosdeevora.pt). interage com todos os portais e sites EDD e permite ao visitante uma visita pela região baseada em informação geográfica, onde poderá ver os mapas e pesquisar sítios e pontos de interesse do distrito de Évora.
Criaram-se as intranets autárquicas que permitem a centralização da informação e o acesso mais racional aos instrumentos internos de administração. A Intranet Autárquica é efectivamente o ambiente de trabalho interno da autarquia, acessível a todos os funcionários. É um serviço do município criado sobre a rede camarária em banda larga, que incorpora as TIC´s existentes, que permite o acesso a toda a informação interna da autarquia e às diversas aplicações de carácter técnico e administrativo.






Acessibilidades

Uma das áreas de maior impacto foi a criação de zonas wireless de acesso gratuito à Internet, com a Rede Regional de Hotspots.
Esta rede de pontos de acesso à Internet sem fios (hotspots), é composta por uma zona de acesso livre em cada sede de concelho do distrito de Évora. Os hotspots são locais públicos onde se encontra disponível um serviço sem fios que permite a ligação à Internet de Banda Larga. Nestes locais, com um computador equipado com placa de rede wi-fi, é possível consultar o e-mail, conversar no Messenger ou simplesmente navegar na Internet a alta velocidade fora de casa.

De salientar ainda que, a partir de qualquer ponto desta rede é possível aceder à rede da Universidade de Évora (acesso restrito a utilizadores da Universidade de Évora), alargando à dimensão do Distrito o chamado CAMPUS VIRTUAL da Universidade de Évora. Passou o Distrito de Évora a ser um enorme Campus Virtual e-U, proporcionando uma mais valia para os utilizadores universitários desta rede de hotspots.

Inovação e Desenvolvimento
A promoção da inovação e do desenvolvimento no Distrito foi também uma das preocupações essenciais dos sub-projectos InovÉvora@UE e o InovÉvora@ADRAL, que tiveram como objectivos fundamentais a promoção da investigação na área das TIC, e na sua disseminação para o tecido empresarial.






Associações e Empresas

As Associações empresariais, de agricultores e outras entidades participaram com o EXTRANET, rede de partilha e conhecimento entre instituições do Distrito de Évora. Os empresários aderiram às compras electrónicas, no e-compras, site na Internet onde podem promover os seus produtos e disponibilizar aos municípios uma vasta gama de produtos e serviços.






Projectos Sectoriais e Locais

A Câmara Municipal de Évora (CME) promoveu dois sub-projectos o CICE – Centro de Interpretação do Concelho de Évora e o SOLE – Serviços On-Line da Câmara Municipal de Évora.






Sensibilização, divulgação e promoção

Neste domínio destaca-se aqui o trabalho desenvolvido com o Posto Móvel de Acesso à Internet e algumas das actividades que integraram o plano de comunicação do Projecto.

 

O Posto Móvel de Acesso à Internet, uma das iniciativas EDD de maior impacto social, é um equipamento vocacionado para o trabalho de combate à info-exclusão - seja por via de acções de formação propriamente ditas, seja pela disponibilização do acesso ou trabalho de sensibilização e informação na área das TIC.
Tendo iniciado a sua actividade em Agosto de 2006, foram abrangidos até ao final de Julho de 2007 cerca de 2600 utilizadores de todas as faixas etárias.
Na organização e implementação das actividades foram envolvidas 77 instituições, sendo a colaboração com Escolas, Lares e Centros de Dia, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e Associações, um dos factores que contribuiu para agilizar a implementação no terreno do plano de trabalhos. Foram emitidos mais de 100 Diplomas de Competências Básicas em Tecnologias da Informação, com realce para o facto de grande parte terem sido emitidos a grupos de idosos.
Para além das visitas a instituições/localidades e de sessões de formação para funcionários e eleitos de Juntas de Freguesia, o Posto Móvel esteve presente em 31 eventos e foram apresentadas 3 comunicações sobre o trabalho desenvolvido em seminários e eventos similares.

No que toca à comunicação, tendo por objectivo a divulgação e promoção de todo o projecto Évora Distrito Digital, quer na sua globalidade quer individualmente para cada um dos sub-projectos, com um conjunto muito alargado de iniciativas foi realizado um trabalho de mobilização e divulgação que permitiu, por um lado, dar visibilidade e notoriedade às infra-estruturas e serviços criados e, por outro, o envolvimento e sensibilização da Parceria e da população do distrito em geral para a importância da aposta nas novas tecnologias.
Em termos genéricos, as principais linhas da estratégia de actuação passaram pela (a) criação de uma forte imagem visual identitária do projecto; (b) regularidade da presença, com permanentes iniciativas de divulgação; (c) manutenção do fluxo de informação entre parceiros e (d) o envolvimento dos media.

Sem comentários: