quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Programação das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência “Natal Solidário 2009”.





A Câmara Municipal de Évora, em parceria com diversas associações de apoio à área da Deficiência, associações de idosos, clubes e entidades locais com intervenção nos referidos sectores, leva a efeito as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência “Natal Solidário 2009”, de 27 de Novembro a 11 de Dezembro, através de um conjunto de eventos lúdicos e desportivos.

Inserida neste evento, destaca-se a Feira da Solidariedade (de 27 de Novembro a 4 de Dezembro) que diariamente animará a Praça 1º de Maio, entre as 10 e as 19 horas, com música, marionetas, ginástica, exposição e venda de trabalhos das instituições dos sectores da Deficiência e Terceira Idade.

O lançamento da Campanha Natal Limpo 2009, que tem ajudado nos últimos anos a recolher várias toneladas de papel e cartão, será feito na tarde do dia 4 e prossegue este ano com a mesma finalidade.

O programa destas comemorações inicia-se no dia 27, com a abertura oficial da Feira da Solidariedade pelas 16 horas, na Praça 1º de Maio, seguindo-se a actuação da Tuna Académica da Universidade de Évora (TAUE).

No dia seguinte, a Feira acolhe pelas 11 horas “A História da Carochinha” pelo Era Uma Vez – Teatro de Marionetas e, às 16 horas, actua Carla Saramago e Dande, artistas que poderá também ver no dia 29 de Novembro e no dia 1 de Dezembro, às 11 horas, no mesmo local.

Esta feira apresenta igualmente no dia 29, pelas 16:30 horas “As Minhas MAIS…Marionetas”, pelo TRULÉ, e no dia 30, às 11 horas, há “Expressão e Movimento” pela ARASS e a actuação, a partir das 16 horas, do Grupo Coral da ARIFM – Associação de Reformados e Idosos da Freguesia da Malagueira, grupo que também mostra os seus dotes artísticos no dia seguinte, pelas 15 horas. No dia 1 de Dezembro pode também assistir, às 16 horas, ao espectáculo do Grupo Coral da AHRIE – Associação Humanidade e Respeito para com os Idosos de Évora.

O Teatro de Fantoches pela ARASS preenche a manhã do dia 2, a partir das 10:30 horas, e às 15 horas actua a Tuna Sénior de Évora.

Desporto, atelier de língua gestual, almoço e espectáculo musical

Uma aula aberta de ginástica pelo Heatlh Clube Everybody ocorre no dia 3, pelas 16 horas e às 16:30 horas será a vez de escutar as canções do Grupo Coral da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia da Horta das Figueiras.

No dia 4, o Grupo de Dança da ARASS mostra os seus dotes artísticos pelas 11 horas, às 15 horas será a vez de “Reflexos” da ASCTE e pelas 17:30 horas é lançada a Campanha “Natal Limpo 2009”, que terá a animação musical da Tuna Académica do Liceu de Évora e dos Gigabombos do Imaginário.

De salientar que estas comemorações englobam ainda no dia 2 de Dezembro o Dia de Futebol/”Inclusão em Movimento”, entre as 10 e as 12 horas, no Complexo Desportivo do G.D.B. Sto. António, organizado pela Câmara com a parceria das associações de apoio à área da Deficiência; Juventude Sport Clube, Lusitano Ginásio Clube, G.D.B. Sto. António e Associação de Futebol de Évora. Entre as 18:30 e as 20:30 horas, a Associação de Surdos de Évora, em parceria com a Câmara, organiza um atelier de língua gestual portuguesa no Posto de Turismo. As inscrições são gratuitas até ao dia 30 de Novembro e podem ser feitas para o mail: asevora@evora.net ou para os telefones: 266 752 777/ 93 335 26 02

Dia 3 de Dezembro a Câmara Municipal organiza, a partir das 13 horas, o almoço de Natal e espectáculo musical com os artistas Carla Saramago, José Mendes, Dande e Doris na Arena d´Évora, dirigido às pessoas com deficiência e suas famílias, e no dia 10 há Goal Ball/”Inclusão em Movimento”, entre as 14:30 e as 17 horas, no Pavilhão do Juventude Sport Clube.

Actividades de inclusão/”Inclusão em Movimento”(Peddy Papper, Desportos Radicais, Jogos Tradicionais) é a proposta para o dia 11, das 10 às 12.30 horas, na Escola Secundária André de Gouveia, numa iniciativa dinamizada pela Câmara e por esta Escola secundária.

Sem comentários: