quarta-feira, 31 de março de 2010

Lendas de Évora


O Alentejo tem cromeleques, o Alentejo tem antas, o Alentejo tem menires, o Alentejo tem o vaso campaniforme. A cada dia que passa são encontrados mais vestígios de povoados remotos. Tem, até, grutas habitadas há mais de 50 mil anos... O Alentejo é muito antigo.

O Dilúvio é muito mais moderno; no entanto as suas águas nunca o alagaram. Mas, as lendas mais antigas a que podemos aceder falam-nos da chegada de sobreviventes desse cataclismo. A Bíblia data o Dilúvio de cerca de 5000 a. C., mas a ciência coloca a hipótese de ele corresponder ao final da última glaciação, cerca de 16 000 a. C.

Na divisão territorial pós-diluviana, calhou a Túbal — filho de Jápeto e neto de Noé — vir navegando pelo Mediterrâneo até ao Atlântico, com as suas gentes, os Tubales, como lhes chamaram, com a finalidade de repovoar esta parte da Terra. Hoje é sabido que a faixa costeira da Península Ibérica nunca deixou de ser habitada desde as mais primitivas espécies humanas, mas lenda é lenda. Assim, Túbal desembarcou num local aprazível, na foz de um grade rio, dando origem à primeira povoação peninsular depois do Dilúvio: Cet Túbal, «acampamento de Túbal», isto é, Setúbal.

Esses Tubales, internaram-se no Alentejo, e passaram a ser conhecidos como Galos, que, ao que parece, na linguagem da época significava «os alagados» ou «salvos das águas». Em breve, segundo alguns, toda a região tomou o nome de Gália, embora outros a designem por Tubália. Mais tarde, houve quem lhes chamasse Túrdulos Antigos e os venerasse como sábios. Deles se dizia que possuíam riquíssima literatura, história e direito, em verso. A sua forma escrita terá resistido até ao advento dos Romanos, que tudo destruíram.

Mas a lenda pós-diluviana não fica por aqui: um primo, um irmão ou um familiar de Túbal, chamado Elbur, nessa ida pelo Alentejo adiante, terá fundado a cidade de Évora.

Ora, Elbur era hermafrodita. Assim, como homem casou e teve uma filha, à qual chamou Évora. Morrendo-lhe a mulher, tomou ele a forma feminina e, chamando-se então Elbura, voltou a casar. Ao dar à luz um filho, que nomeou Evorinho, morreu.

Évora e Evorinho cresceram na torre que Elbur/Elbura construíra, e que ainda lá está. Começaram a governar a cidade em conjunto, mas cada uma das facções que apoiava um e o outro desejava o poder exclusivo. Assim, os dois irmãos acabaram por se zangar e separar. Ora, um dia, Evorinho propôs a paz à irmã, aconselhado pelos seus sectários que o induziram a uma traição. Montou-se um grande banquete para celebrar as pazes, na torre de Elbur/Elbura, banquete esse em que estavam presentes todos os habitantes da cidade. A certa altura, Evorinho atraiu a irmã ao alto da torre, a pretexto de recordar os pais, mas com a finalidade de a matar, empurrando-a cá para baixo. Évora, apercebendo-se da intenção do irmão, no momento em que ele ia empurrá-la, resistiu, lutou e... acabaram por cair, morrendo agarrados um ao outro. São as suas cabeças que as armas da cidade perpetuam.

Esta lenda da fundação de Évora é singular no conjunto lendário português, por ser a única história até agora encontrada com um ser hermafrodita. É provável que este fundo lendário demonstre a junção de dois povos diferentes na região de Évora.

Mas, as antiquíssimas lendas de fundação, referentes ao Alentejo, não se ficam por aqui. Muitas são as histórias que referem a saída de gente desta região, para fundar cidades e nações. Uma delas, a da mulher, Roma, que fundou a cidade do mesmo nome; outra, a de Tera, filha do rei da Grande Planície, que foi fundar Tara, na Irlanda.

Mais moderna, e vinda directamente de Inglaterra, chega-nos a história da fundação de York. Conta a lenda que, quando os Romanos aqui chegaram, uma parte da população de Évora recusou-se a aceitar o jugo do intruso. Assim, meteu pés ao caminho e, depois de muito andar, instalou-se numa zona do Sul de Inglaterra, fundando uma localidade à qual deu o nome da sua pátria longínqua: Eboracum. Com o tempo, a palavra foi evoluindo e transformou-se na actual York, passando a designar também toda a região envolvente. Chamava-se Ebraucus o primeiro rei de York. Acrescenta a lenda que construiu um templo a Diana, onde foi sepultado.

Este nome de Diana é, como se sabe, o que foi dado pelos Romanos à velha deusa-mãe peninsular, Ana, que acaba por passar à história, ironicamente, com a designação que lhe foi dada pelos Invasores.

Estas são as lendas!

terça-feira, 30 de março de 2010

Momentos da III Festa do Forcado na Arena d'Évora


Foi com casa esgotada que se realizou na tarde de sábado a III Festa do Forcado, uma organização da empresa Terra Brava em parceria com a Tauromania.

A figura do Forcado foi o centro de todas as atenções nesta tarde que começou com um minuto de silêncio em memória de todos os forcados que já faleceram, durante as cortesias.

A festa decorreu a bom ritmo, com muita animação nas bancadas. Nos intervalos do Torneio de Cernelhas, houve tempo para os demonstrações de "sortes antigas" com o Grupo de Lisboa com a pega de costas, o Grupo do Aposento da Chamusca com a pega da cadeira e o Grupo de Évora com a sorte gaiola.

Seguiram-se o Forcados do Futuro, que mostraram raça e determinação nas pegas realizadas. No intervalo seguinte foi a vez dos Veteranos, que realizaram 3 pegas de belo efeito, mostrando que quem "sabe não esquece".

Sobre o torneio com alguns acidentes, sem perigo de maior, resultante dos belos exemplares apresentados em praça, provenientes da Herdade dos Hospitais, em Montemor-o-Novo, propriedade do antigo forcado montemorense João José Comendinha e da Herdade de Torre Moura, da família Alfacinha, de Évora.

A parelha de Alter do Chão acabou por levar a melhor, tendo chegado á final com a dupla da Póvoa de São Miguel. O júri atribuiu a vitória ao Grupo de Alter do Chão, embora grande parte do público fosse de outra opinião.

Com esta vitória, o Grupo de Alter do Chão, teve a merecida hipótese de partilhar, na corrida da noite, as pegas com o Grupo da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (vencedora do Torneio de 2009).

in Tauromania





segunda-feira, 29 de março de 2010

Lendas do distrito de Évora

Lenda de Geraldo Geraldes, o Sem Pavor

Esta lenda passou-se no ano de 1166, no tempo em que Évora era ainda a Yeborath árabe, para grande desgosto de D. Afonso Henriques que a desejava como ponto estratégico da reconquista de Portugal aos Mouros. Geraldo Geraldes, um homem de origem nobre que vivia à margem da lei, era chefe de um bando de proscritos que habitavam num pequeno castelo nos arredores de Yeborath. Conhecido também pelo Sem Pavor, Geraldo Geraldes decidiu conquistar Évora para resgatar a sua honra e o perdão para os seus homens. Disfarçado de trovador rondou a cidade e traçou a sua estratégia de ataque à torre principal do castelo que era vigiada por um velho mouro e pela sua filha. Numa noite, o Sem Pavor subiu sozinho à torre e matou os dois mouros, apoderando-se em silêncio da chave das portas da cidade. Mobilizou os seus homens e atacou a cidade adormecida numa noite sem lua que, surpreendida, sucumbiu ao poder cristão. No dia seguinte, D. Afonso Henriques recebeu surpreendido a grande novidade e tão feliz ficou que devolveu a Geraldo Geraldes as chaves da cidade, bem como a espada que ganhara, nomeando-o alcaide perpétuo de Évora. Ainda hoje, a cidade ostenta no brasão do claustro da Sé, a figura heróica de Geraldo Geraldes e as duas cabeças dos mouros decepadas, para além de lhe dedicar a praça mais emblemática de Évora.

domingo, 28 de março de 2010

Urgente - Recruta-se colaboradores disponiveis entre 29 de Maio e 6 de Junho


Precisa-se de colaboradores disponiveis para acções a decorrer em Évora na semana entre 29 de Maio e 6 de Junho.

Requisitos:
- Simpatia;
- Disponibilidade tarde e noite;
- Recibos Verdes ou acto isolado;
- Idade até 35 anos.

Oferece-se:
- Condições atractivas.

Envio de curriculum e fotos (rosto e corpo) para recrutamento@short-connection.com

Ref.ª Evora

Delegados Comerciais de Alarmes MF - Évora


A Securitas Direct, Empresa Multinacional em forte expansão que actua na área do Comércio, Instalação e Serviços de Sistemas de Segurança (Alarmes) procura incorporar comerciais que em pouco tempo possam gerir a sua própria equipa (concelhos de Aljustrel, Odemira, Ourique, Almodôvar, Mértola, Castro Verde, Beja, Serpa, Moura, Ferreira do Alentejo, Alvito, Cuba, Vidigueira, Évora, Arraiolos, Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Redondo, Portel, Reguengos de Monsaraz):

Descrição da Função:
- Prospecção de mercado;
- Identificação e abordagem de potenciais clientes (através de ferramentas facultadas pela Securitas Direct);
- Venda directa;
- Cumprir e preferencialmente superar os objectivos propostos na angariação de novos clientes.

Requisitos:
- Experiência em prospecção de mercado e venda directa;
- Ambição e vontade de progredir profissionalmente;
- Capacidade de trabalho por objectivos;
- Carta de condução;
- Viatura própria (condição essencial);
- Espírito dinâmico e empreendedor;
- Gosto pelo contacto interpessoal.

Oferece-se:
- Contrato sem termo;
- Remuneração fixa mensal de 850€ + Subsídio de alimentação;
- Possibilidade de viatura da empresa em função dos objectivos alcançados;
- Atractiva remuneração variável, em função dos objectivos alcançados;
- Formação contínua;
- Oportunidades reais de progressão de carreira.

Local:
Ref. Évora

Entrada:
Imediata.



Interessados deverão enviar cv detalhado para: emprego2@securitasdirect.pt

Formadores de Gestão de Tempo


Procuramos Formador na Área Comportamental para ministrar o tema Gestão de Tempo nas regiões do Porto, Évora, Coimbra,Lisboa e Algarve

Perfil:

- Formação Superior com especial interesse para a área da Psicologia
- CAP devidamente certificado e actualizado
- Experiência minima de 3 anos na área da formação
- Boa capacidade de comunicação
- Disponibilidade

Oferecemos:

- Oportunidade de integrar uma equipa de trabalho sólida e dinâmica
- Vencimento variável

Os interessados deverão enviar o seu Curriculum Vitae para o email arodrigues@minddreams.eu

sexta-feira, 26 de março de 2010

Okupa.te na Páscoa

Maratona de fotografia


II Maratona Imagem J de Fotografia Digital
Normas de Participação



1. A “II Maratona Imagem J de Fotografia Digital” é uma iniciativa da responsabilidade da Câmara Municipal de Évora, a realizar no dia 27 de Março de 2010.
2. Podem participar todos os jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, residentes nas cidades que compõe a Rede Transfronteiriça 7x7 (Évora, Portalegre, Estremoz, Beja, Moura, Elvas, Montemor–o-Novo, Badajoz, Cáceres, Plasencia, Mérida, Zafra, Almendralejo, Coria), mediante inscrição prévia.
3. A “II Maratona Imagem J de Fotografia Digital” tem início às 10H00 e termina às 18H00 no mesmo local, o Palácio D. Manuel. Ao longo do dia (13h e 15h) os participantes tem que obrigatoriamente se apresentar no postos de controlo para receberem indicação sobre a categoria a fotografar em seguida.
4.O formato de gravação das imagens no cartão terá que ser obrigatoriamente “JPG” ou “TIFF”.
5. Os trabalhos poderão ser apresentados a cor ou preto e branco.
6. Cada participante pode apresentar a concurso até ao máximo de seis fotografias, sendo possível apresentar a totalidade das imagens em apenas uma categoria ou, em alternativa, as seis fotografias repartidas pelas três categorias.
7. As fotografias a concurso serão tituladas pelo (a) maratonista, com identificação do (a) autor (a) e a (s) categoria (s) a que concorre, numa pasta a ser descarregada no final da maratona para um computador da autarquia colocado no local para o efeito, devendo os concorrentes utilizar o seu próprio material, incluindo cabos de conexão e qualquer outro equipamento necessário para a entrega dos trabalhos.
8. As inscrições são gratuitas e podem ser efectuadas até ao dia 20 de Março, directamente em www.cm-evora.pt, através de um formulário que será preenchido e enviado on-line.
9. Os trabalhos são apreciados por um júri composto por seis elementos, designadamente:
- Um representante da Autarquia; Um fotógrafo profissional; Um representante da cidade líder da REDE 7x7; Um representante do Instituto Português da Juventude; Um elemento do Conselho Municipal da Juventude de Évora; Um representante da Revista o Mundo da Fotografia Digital .
10. A entrega dos prémios e o anúncio dos vencedores da “II Maratona Imagem J de Fotografia Digital” ocorrerá no Espaço Jovem, durante a Feira de S. João 2010, considerando-se a possibilidade de se realizar uma exposição com os trabalhos concorrentes durante o mesmo período.
11. O júri reserva-se ao direito de não atribuir quaisquer prémios, caso considere que nenhum dos trabalhos apreciados reúne qualidade que os torne merecedores de qualquer distinção.
As decisões do júri são soberanas não havendo, por isso, recurso sobre as mesmas.
12. Os concorrentes ficam habilitados a:
• Diploma de Participação;
• Prémios:
-1º(s) classificados de cada categoria -200€;
-2º(s)classificados de cada categoria fins-de-semana para duas pessoas em Pousadas da Juventude em Portugal;
-3º(s) classificados de cada categoria assinaturas anuais da revista “ O Mundo da Fotografia Digital”.
As melhores fotografias poderão ter oportunidade de serem publicadas no site e/ou revista “ O Mundo da Fotografia Digital”.
13. A organização não fica detentora dos direitos das imagens registadas. A CME pode, no entanto, solicitar de futuro aos autores a respectiva autorização para no âmbito da divulgação/ou promoção das actividades da CME utilizar estas imagens comprometendo-se a respeitar sempre o “copyright”.
14. A organização não se responsabiliza por eventuais danos ou extravios no material fotográfico durante e após a “II Maratona Imagem J de Fotografia Digital ”;
15.Não é da responsabilidade da organização qualquer dano físico ou moral que possa ocorrer aos participantes durante o evento;
16. Todos os casos omissos serão resolvidos pelos elementos da organização no próprio dia;
17. A participação na “II Maratona Imagem J de Fotografia Digital” pressupõe a plena aceitação destas Normas de Participação.
18. A realização da “II Maratona Imagem J de Fotografia Digital” está limitada ao número mínimo de 10 elementos inscritos e até ao máximo de 40 participantes, sendo o critério de selecção a data de recepção da inscrição nesta Autarquia.


II Maratona Imagen J de Fotografía Digital
Bases de Participación


1. La “II Maratona Imagem J de Fotografia Digital” es una iniciativa al encargo de la Câmara Municipal (Ayuntamiento) de Évora, que se realizará el día 27 de marzo de 2010.
2. Podrán participar todos los jóvenes, entre los 16 y los 30 años de edad, que sean residentes en las ciudades que constituyen la Red Transfronteriza 7x7 (Évora, Portalegre, Estremoz, Beja, Moura, Elvas, Montemor–o-Novo, Badajoz, Cáceres, Plasencia, Mérida, Zafra, Almendralejo, Coria), con inscripción previa.
3. La “II Maratona Imagen J de Fotografía Digital” comienza a las 10H00 y termina a las 18H00 en el mismo sitio, el Palacio D. Manuel. Durante el día ( a las 13h y a las 15h) los concursantes deberán presentarse en los puestos de control para que reciban indicaciones sobre la categoría que tendrán que fotografiar enseguida.
4. El formato de grabación de imágenes en la tarjeta deberá ser obligatoriamente “JPG” o “TIFF”.
5. Las obras podrán ser presentadas en color o en blanco y negro.
6. Cada concursante puede presentar como máximo seis fotografías, siendo posible, o presentar todas las imágenes dentro de una sola categoría o, en cambio, repartir las seis fotografías por las tres categorías.
7. Las fotografías presentadas deberán ser tituladas por el (a) maratonista, con la identificación del (a) autor (a) y la(s) categoría (s) en la que participa, en una carpeta que deberá ser descargada al final de la maratona a un ordenador del ayuntamiento que estará colocado en el sitio para este hecho. Cada concursante deberá utilizar su propio equipo, incluyendo cables de conexión y cualquier otro equipo necesario para entregar las obras.
8. Las inscripciones son gratis y se pueden solicitar hasta el día 20 de marzo, al enviar el formulario de admisión colocado en la página de la CME, www.cm-evora.pt .
9. Las obras serán vistas por un jurado formado por seis personas, a saber:
- Un representante del Ayuntamiento; Un fotógrafo profesional; Un representante de la ciudad jefe de la REDE 7x7; Un representante del Instituto Portugués de la Juventud; Un representante del Consejo Municipal de la Juventud de Évora; Un representante de la Revista El Mundo de la Fotografia Digital
10. Se otorgarán los premios y serán dados a conocer los ganadores de la “II Maratona Imagen J de Fotografía Digital” en el Espaço Jovem (Espacio Joven), durante la Feria de S. João 2010. Así mismo se pondera la posibilidad de realizar una exposición de las obras de los participantes durante este mismo período.
11. Al jurado le cabe el derecho de no otorgar ningún premio, si considera que ningunas de las obras vistas tengan las cualidades que merezcan destaque.
El fallo del jurado es inapelable.
12. Los concursantes tienen derecho a:
• Diploma de Participación;
• Premios:
-1º(s) premio(s) en cada categoría -200€;
-2º(s) premio(s) en cada categoría – fines de semana para dos personas en Pousadas da Juventude (Albergues Juveniles) en Portugal;
- 3º(s) premio(s) en cada categoría – subscripciones anuales de la revista “ El Mundo de la Fotografía Digital”.
Las mejores fotografías tendrán la oportunidad de ser publicadas en el web y/o la revista “ El Mundo de Fotografía Digital”.
13. Los organizadores no serán los titulares de los derechos de las imágenes registradas. Sin embargo, en el futuro la CME podría pedirles a los autores su autorización para utilizar estas imágenes para divulgar o promover las actividades de la CME, con el compromiso de que los derechos de autor serán respetados.
14. La Comisión Organizadora no se responsabiliza por daños o pérdidas eventuales del material fotográfico durante y después de la “II Maratona Imagen J de Fotografía Digital ”;
15. La Comisión Organizadora no se responsabiliza por cualquier prejuicio físico o moral que ocurra a los participantes durante el evento;
16. La Comisión Organizadora se reserva el derecho de resolver todos los casos no previstos por las presentes bases el mismo día;
17. La participación en la “II Maratona Imagen J de Fotografía Digital” supone la aceptación de estas Reglas de Participación.
18. La “II Maratona Imagen J de Fotografía Digital” tiene un límite de 40 participantes y un mínimo de 10 inscripciones. El criterio utilizado para seleccionar concursantes será la fecha de entrega de la inscripción en el Ayuntamiento.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Cinema no Auditório Soror Mariana - De 25 a 31* de Março - 18h00 e 21h30

NAS NUVENS

25 a 31* de Março - 18h00 e 21h30

De: Jason Reitman
Com: George Clooney, Vera Farmiga, Anna Kendrick
Género: Comédia, Drama
Classificacao: M/12 EUA, 2009, Cores, 110 min.

Ryan Bingham (George Clooney) é um quarentão empedernido, misantropo e com fobia ao compromisso. A sua especialidade é despedir pessoas, reformulando as necessidades empresariais com vista à maximização de recursos. Por isso, está sempre a viajar em trabalho (com uma bagagem minimalista que leva para todo o lado), facto que aproveita para saciar a sua compulsão em coleccionar milhas aéreas. Porém, quando está prestes a atingir o objectivo das dez milhões de milhas como cliente regular, o patrão decide aplicar a Ryan o seu próprio conceito de maximização de recursos e mudar o método de trabalho, fazendo-o cumprir as suas funções através de vídeo-conferência. A ideia de estar confinado a um escritório seria a mais aterradora de toda a sua carreira, não fosse algo ter mudado: Ryan acabou de conhecer Alex Goran (Vera Farmiga) e agora a perspectiva de assentar e começar uma família parece muito menos assustadora.Baseado no romance homónimo de Walter Kirn, é a terceira longa-metragem de Jason Reitman, depois de "Obrigado por Fumar" (2005) e "Juno" (2008), foi nomeado para seis das principais categorias dos Globos de Ouro: melhores filme dramático, realizador, argumento, actor dramático (Clooney) e duas nomeações na categoria de melhor actriz secundária (Vera Farmiga e Anna Kendrick).

*Dia 31 apenas às 18h00

DIA MUNDIAL DO TEATRO - 27 MARÇO



DIA MUNDIAL DO TEATRO
27 de Março, às 21h30
Teatro Garcia de Resende

(entrada gratuita, sujeita a reserva ou levantamento prévio de bilhete)

Encenação: Mário Barradas
Tradução: José Oliveira Barata
Intérpretes: Teresa Gafeira, José Martins, Paulo Matos, Ivo Alexandre
Cenário: Christian Ratz
Recriação dos Figurinos: Sónia Benite
Desenho de Luz: José Carlos Nascimento
Assistente de Encenação: Rui Lopes




O Cendrev dedica, este ano, o Dia Mundial do Teatro a Mário Barradas, fundador da companhia criada em Janeiro de 1975 em Évora e grande impulsionador do projecto de descentralização teatral em Portugal, que muito contribuiu para a formação e dinamização da vida do teatro entre nós, nos últimos anos.
O programa para o Dia Mundial do Teatro, sábado 27 de Março, apresenta o espectáculo “A Mosqueta” de Ruzante, última encenação de Mário Barradas estreada em 2009 pela Companhia de Teatro de Almada no âmbito da programação do seu festival de teatro. O espectáculo é apresentado no Teatro Garcia de Resende às 21,30 horas com entrada livre, ainda que seja necessário levantar os ingressos, disponíveis na bilheteira do Teatro, ou fazer a sua reserva através do telefone 266703112.
Na programação para este Dia Mundial do Teatro o Cendrev organiza também, no Teatro Garcia de Resende, uma sessão pública às 16 horas, momento escolhido para uma evocação da figura deste homem que, apaixonadamente, dedicou a vida ao teatro. Dedicação que o levou a desempenhar distintos “papéis” na “cena” teatral portuguesa, mas sempre determinado em contribuir para melhorar as condições de trabalho desta prática artística: «O teatro é um dos sinais, mais presentes e vivos, dos caminhos trilhados pelo homem e assim se insere na afirmação identitária e cultural dos povos. Nesta medida é um imenso factor de desenvolvimento e de continuidade.»
Para esta sessão pública o Cendrev convidou um conjunto de amigos que acompanharam, em diferentes momentos, essa caminhada difícil mas extraordinariamente frutuosa que queremos evocar cientes que o exemplo ímpar de Mário Barradas é uma referência para várias gerações de homens e mulheres de teatro.

Final das Olimpíadas Portuguesas reúne em Évora 60 alunos de todo o país


Os finalistas são oriundos de escolas do Norte, do Centro e do Sul (20 de cada região), sendo que metade compete na categoria A (oitavo e nono anos do terceiro ciclo do básico) e a outra metade disputa a categoria B (para alunos do 10º ao 12º anos).

Esta iniciativa, que vai na 28ª edição, visa desenvolver o gosto dos jovens pela matemática e é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e pelo Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

Évora acolhe a final deste ano, com a chegada dos participantes prevista para o final do dia de hoje, mas as provas só têm lugar sexta-feira e sábado, na Escola EB 2 3 de Santa Clara, em pleno centro histórico da cidade alentejana.

O evento termina domingo, com a entrega de prémios no Teatro Garcia de Resende, numa cerimónia que, segundo a SPM, vai ser presidida pelos ministros da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Isabel Alçada e Mariano Gago, respectivamente.

Joana Teles, da direcção da SPM, explicou hoje à Agência Lusa que a final reúne “os melhores alunos” apurados nas duas eliminatórias das Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), em que participaram este ano mais de 30 mil estudantes.

“As provas são individuais e cada aluno vai ter que resolver a sua, sem ajuda de computadores, nem de livros, só com o seu material de escrita e de desenho”, disse, precisando que o “conjunto de problemas de matemática” tem que ser resolvido “num determinado tempo”.

O objectivo das OPM, sublinhou, é apresentar “problemas diferentes, tanto ao nível de conhecimentos como de técnicas de resolução”, daqueles com que, habitualmente, os alunos se deparam “na sala de aulas”.

Através do seu raciocínio, para resolverem os desafios apresentados, os alunos terão também de “ser originais, criativos e utilizar diferentes conhecimentos”, afirmou.

Em cada uma das duas categorias, referiu Joana Teles, 12 alunos vão receber medalhas: três de ouro e igual número de prata, assim como seis de bronze.

“Os prémios são sempre uma surpresa, mas temos melhorado de ano para ano e eles devem estar muito curiosos por saber o que é que vão ganhar”, garantiu.

Dado o interesse das escolas e dos alunos, as OPM vão integrar, na próxima edição, novas categorias, com a competição a ser alargada a alunos desde o terceiro ano do primeiro ciclo do ensino básico.

“O interesse também é da SPM, para incentivar o gosto pela resolução de problemas cada vez mais cedo”, frisou.

Além da final nacional, que conta com várias actividades paralelas, decorrem ainda contactos com representantes dos países lusófonos, entre sábado e segunda-feira, em Évora e em Lisboa, para discutir a criação das Olimpíadas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

quarta-feira, 24 de março de 2010

Homens da Luta com estudantes em Évora

Os Homens da Luta, famosa dupla de músicos e humoristas composta por Neto (também conhecido por Jel) e Falâncio juntou-se esta quarta-feira aos protestos do Dia do Estudante, em Évora.

A convite dos estudantes da Universidade local, os músicos entoaram gritos de ordem, de megafone em punho, pelas ruas do centro histórico da cidade alentejana.

Os Homens da Luta ficaram famosos depois das suas aparições públicas em eventos, campanhas eleitorais ou polémicas situações mediáticas, como o encerramento da Universidade Independente, ou mais recentemente a providência cautelar contra o jornal 'Sol'.

Espectáculo de Música e Danças Dervixes da Turquia


Os sufis buscam comunhão mística com Deus através de varias formas, entre elas a cerimónia envolvendo cantos, louvores, música e dança giratória. A Câmara de Évora apresenta no Teatro Municipal Garcia de Resende um espectáculo de Música e Danças Dervixes da Turquia, no dia 24 de Março, quarta-feira, pelas 21:30, realizado com o apoio da Associação de Amizade Luso Turca.

Os dervixes rodopiantes obtiveram esse nome do grande poeta e místico sufi Rumi (1207-73), chamado Mevlana pelos seus discípulos. Os sufis buscam comunhão mística com Deus através de varias formas, entre elas a cerimónia envolvendo cantos, louvores, música e dança giratória. O rodopiar induz ao estado de transe que torna mais fácil a mística união espiritual com Deus.

Os ingressos para o espectáculo têm o preço único de 8 euros, sendo que jovens até aos 25 anos e os maiores de 65 anos têm um desconto de 50%. As informações e reservas podem ser efectuadas pelo telefone 266 703 112 e os bilhetes são adquiridos na bilheteira do Teatro Garcia de Resende.

terça-feira, 23 de março de 2010

Cinema no Auditório Soror Mariana - 24 de Março - 21h30 - sessão única


COCO CHANEL E IGOR STRAVINSKY

24 de Março - 21H30 - sessão única

De: Jan Kounen
Com: Mads Mikkelsen, Anna Mouglalis, Anatole Taubman
Género: Drama, Romance
Classificacao: M/16 FRA, 2009, Cores, 120 min.


A história da relação entre Coco Chanel (Anne Mouglalis), mestre da alta-costura que fundou um dos maiores impérios do luxo mundial, e o compositor Igor Stravinsky (Mads Mikkelsen) pouco após a Revolução Russa.Em 1920, Chanel encontra-se numa fase de luto pela morte do seu companheiro Boy Capel, após o trágico acidente que lhe roubou a vida. É nesta altura que a estilista conhece Stravinsky, exilado da nova União Soviética e recém-chegado a Paris. Oferece então a sua casa de campo para abrigar o músico, a sua mulher tuberculosa e os seus quatro filhos. Deste convite, nasce uma relação muito próxima entre os dois. Realizado pelo holandês Jan Kounen, foi o filme de encerramento do Festival de Cannes de 2009.

Évora Perdida no Tempo - Stand A Comercial de Évora Lda


Autor Eduardo Nogueira
Data Fotografia 1938 
Legenda Stand A Comercial de Évora Lda
Cota EDN18770 - Propriedade Arquivo Fotográfico CME

Évora perdida no tempo - Bar e esplanada dos Vinhos Sanguinhal


Autor Eduardo Nogueira
Data Fotografia 1950 - 1959
Legenda Bar e esplanada dos Vinhos Sanguinhal
Cota EDN70655_ - Propriedade Arquivo Fotográfico CME

segunda-feira, 22 de março de 2010

Festa do Forcado na Arena d'Évora

Um dia de homenagem e promoção da arte de bem pegar toiros, que levará de novo muito público a encher a praça de toiros eborense, que para além de ser uma praça carismática no panorama taurino português, é uma praça que está intimamente ligada à figura do Forcado pelo seu historial e pelo simbolismo que qualquer moço de forcados sente quando pisa aquela arena alentejana.

domingo, 21 de março de 2010

Formadores para Educação e Formação de Adultos (M/F) Évora

Precisa-se de Formadores para Educação e Formação de Adultos com experiência formativa para integrarem a nossa Bolsa de Formadores.

Local:
Évora

Solicita-se envio de:
- Currículo Vitae
- CAP válido
- identificação dos módulos leccionados anteriormente

Envio de CV's para:
932585053

Precisa-se Comercial para Venda de Equipamentos (M/F) – Évora - ENTRADA IMEDIATA

Procuramos:

Experiência profissional de pelo menos 2 anos no ramo de venda de equipamentos (máquinas de limpeza, fraldários; carros de limpeza, carros camareiros, dispensadores, etc)
12.º ano de escolaridade;
Flexibilidade de horários;
Elevado sentido de responsabilidade;
Orientação para o cliente;
Carta de condução de ligeiros.

Oferecemos:

Vencimento compatível com a função.

Para se candidatar a esta oferta envie o seu curriculo para: delegacao.evora@vedior.pt

sexta-feira, 19 de março de 2010

"Absolutamente Falso" na S.H.E.

ABSOLUTAMENTE FALSO, performance de André Pinto, Daniel Moutinho e Márcio Pereira

A limitação é o ponto de partida para este trabalho performativo.
Como é que uma castração social nos pode levar ao encontro da limitação física, de um bloqueio, da impossibilidade de agir.
O que é para nós, ver um corpo que não se pode mover? O que é para nós observar este mesmo corpo numa luta interior? O que fazer?

Diariamente dezenas de olhares vêm na nossa direcção como flechas, actos inconscientes, puros reflexos. É certo que não podemos eliminá-los, mas isso não pode ser veículo da anulação da nossa identidade. O que posso fazer para desconstruir o olhar do outro na construção da minha identidade e desta forma existir neste espaço, com este corpo que não podia ser outro.
Márcio Pereira


Neste trabalho performativo o que desenvolvo, o que eu procuro são efeitos. O efeito da acumulação que leva a uma exaustão? Será real e plausível a afirmação de William S. Burroughs quando diz que “ o efeito sonoro de um motim pode originar um motim na realidade”? O efeito de mexer, de incomodar, de que as palavras não são instrumentos meramente espirituais, que podem não só tocar na alma, mas mexer com o corpo.

Que esse efeito de acumulação, que esse “efeito sonoro de um motim” toque na carne, no osso. E que a palavra, a todo o momento é uma reinvenção, uma reinvenção de uma tradição, uma tradição linguística, que se modifica a todos os momentos da história de uma sociedade. Como são as palavras da contemporaneidade?
Daniel Moutinho


“Crab Men! Tape Worms! Intestinal Parasites!” (...) “I have not come to explain or tidy up...”
Vim sim para destruir as palavras em fonemas! Fonogramas em ruído, ruído em massa densa!
Aqui acaba a comunicação! Não pretendo nada! Não pretendo NADA! Tudo o que aparente pretensão é absolutamente falso! Tudo o que aparente linguagem ou comunicação é absolutamente falso! Não haja dúvidas! Se daqui se retiram emoções, se aparento transmitir algo menos que o insuportável... é uma ilusão! Está errado! Estão errados!
O que daqui for retirado... é... ABSOLUTAMENTE FALSO!
Não haverá mais que amorfismo...
André Pinto

Dias 19 e 20 Março, pelas 23h na SHE

Concerto com Legendary Tiger Man e Houdini Blues na Arena d´Évora


Este espectáculo insere-se nas Comemorações do Mês da Juventude – Março 2010, dinamizadas pela Câmara Municipal de Évora em conjunto com diversos parceiros locais e regionais.

A Camara Municipal de Évora promove no dia 20 de Março, pelas 22 horas, na Arena d’ Évora, um concerto com The Legendary Tiger Man e a banda eborense Houdini Blues.
Este espectáculo insere-se nas Comemorações do Mês da Juventude – Março 2010, dinamizadas pela Câmara Municipal de Évora em conjunto com diversos parceiros locais e regionais.
The Legendary Tiger Man é um nome artístico de Paulo Furtado, um conceituado artista, vocalista e músico português, num género de "banda de um homem só". Com um estilo singular, Furtado toca guitarra, harmónica e bateria sozinho em palco. Editou até hoje cinco álbuns.
Os Houdini Blues, banda que já atingiu também grande notoriedade, são Gonçalo Frota, Hugo Frota, João Cordeiro, João Pedro Palma e Ricardo Gonçalves. Formaram-se em Évora em 1996 e gravaram até agora com sucesso três álbuns, The Live Is Elsewhere, Extravaganza e F de Falso.


quinta-feira, 18 de março de 2010

Évora Antiga - Antiga Casa Murteira


Autor Eduardo Nogueira
Data Fotografia 1938 
Legenda Antiga Casa Murteira
Cota EDN18264 - Propriedade Arquivo Fotográfico CME

Évora Antiga - Loja do Coelho, na Praça do Giraldo


Autor Eduardo Nogueira
Data Fotografia 1930 - 1940
Legenda Loja do Coelho, na Praça do Giraldo
Cota EDN60222 - Propriedade Arquivo Fotográfico CME

quarta-feira, 17 de março de 2010

Ministra da Educação na UE

A Ministra da Educação, Isabel Alçada, esteve na Sala de Actos da UE para a entrega do Prémio Nacional de Professores, "uma oportunidade para valorizar e reconhecer o mérito dos docentes que se esforçam para a melhoria das condições de ensino".


Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Educação destinada a educadores de infância e professores do ensino básico e secundário e que visa reconhecer docentes que contribuam para a qualidade do ensino.

Alexandre Costa Ferreira, professor de Físico-química da Escola Secundária de Loulé, foi o vencedor do Prémio Nacional de Professores, que distinguiu ainda docentes nas categorias carreira, inovação e liderança.

Os candidatos a este prémio são propostos pelos estabelecimentos de ensino onde leccionam ou por um grupo constituído por um mínimo de 50 docentes.

A cerimónia contou com um momento musical com a Orquestra Geração, da Amadora, um projecto de orquestra baseado no sistema de orquestras infantis da Venezuela, que defende a iniciação musical em simultâneo com a prática de música na orquestra, estimulando as crianças a aprenderem umas com as outras, enquanto evoluem na formação individual.



Sofia Ascenso | UELINE

Exposição de Fotografia na SHE


Detalhes - fotografias de coisas que nos passam muitas vezes despercebidas mas quando reproduzidas e ampliadas no papel captam a nossa atenção, surpreendem, como se afinal não fossem apenas coisas que nos passam despercebidas.

na SHE. de 13 de Março a 10 de Abril.

terça-feira, 16 de março de 2010

Évora Antiga - Feira de gado no Rossio de São Brás


Autor Eduardo Nogueira
Data Fotografia 1940 
Legenda Feira de gado no Rossio de São Brás
Cota EDN33590 - Propriedade Arquivo Fotográfico CME

Évora Antiga - Stand de automóveis na Feira de São João


Autor Eduardo Nogueira
Data Fotografia 1939 
Legenda Stand de automóveis na Feira de São João
Cota EDN30496 - Propriedade Arquivo Fotográfico CME

segunda-feira, 15 de março de 2010

Câmara disponibiliza Ecocentro no Centro Histórico


A Câmara Municipal de Évora criou recentemente, no interior das instalações da Divisão de Higiene e Limpeza, sita na Rua de Machede (antigo Matadouro), um Ecocentro onde poderão ser depositados os seguintes resíduos:
- vidro
- papel/cartão
- embalagens (plásticas e metálicas)
- pequenos electrodomésticos
- lâmpadas
- tinteiros e toners
- pilhas
- óleos alimentares usados

Este pequeno ecocentro encontra-se dentro das instalações municipais, junto à entrada, estando aberto todos os dias úteis das 08h00 às 16h00 e ao sábado das 08h00 às 13h00 horas.

A Câmara Municipal de Évora agradece desde já a correcta utilização que tem vindo a ser feita pela população, com benefício imediato para o meio-ambiente, esperando que este Ecocentro se torne num local privilegiado pelos munícipes para a correcta separação de resíduos.

Centro Histórico de Évora vai ter novo concessionário de televisão por cabo


A Câmara Municipal de Évora vai lançar um novo concurso para a concessão de televisão por cabo no Centro Histórico. Esta decisão impôs-se pelo facto do contrato com a anterior empresa concessionária ter sido denunciado em 2008. A decisão decorreu da insatisfação generalizada por parte dos utentes do serviço relativamente à qualidade do serviço prestado, nomeadamente devido ao número crescente de avarias e de deficiências na emissão, assim como à redução do número de canais visionados.

O sistema de televisão por cabo no Centro Histórico foi instalado há cerca de 20 anos, cobrindo sensivelmente as freguesias de S. Mamede e Santo Antão, com o objectivo principal de substituir as antenas que, implantadas nos telhados dos imóveis, tinham um impacto negativo na imagem do conjunto edificado da cidade intramuros.

O programa de concurso pressupõe a renovação da infra-estrutura da rede actual, que neste momento está tecnologicamente obsoleta, e incentiva a expansão da rede pela globalidade do Centro Histórico. A empresa concessionária assumirá os encargos de ligação e adesão dos actuais assinantes e cobrará uma taxa para a instalação do serviço para novos clientes. A utilização da rede pressupõe o pagamento da taxa mensal de aluguer do equipamento, com valor a definir, que inclui o visionamento dos quatro canais abertos nacionais. Os utentes terão ainda ao seu dispor a possibilidade de aquisição de outros canais, mediante a oferta da empresa e de acordo com os preços praticados no mercado.

domingo, 14 de março de 2010

Recruta-se Promotoras/es para a zona de Evora


A Empresa Newagency:

Recruta promotoras/es para acções nocturnas e diurnas a realizar no primeiro semestre do corrente ano.

Perfil

- Excelente capacidade de comunicação
- Boa Apresentação
- Idade entre os 19 e os 30 anos
- Altura superior a 1,65 m

Enviar CV com foto para:

Comerciais M/F - Évora


A Securitas Direct, Empresa Multinacional em forte expansão que actua na área do Comércio, Instalação e Serviços de Sistemas de Segurança (Alarmes) procura incorporar comerciais que em pouco tempo possam gerir a sua própria equipa (concelhos de Aljustrel, Odemira, Ourique, Almodôvar, Mértola, Castro Verde, Beja, Serpa, Moura, Ferreira do Alentejo, Alvito, Cuba, Vidigueira, Évora, Arraiolos, Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Redondo, Portel, Reguengos de Monsaraz):

Descrição da Função:
- Prospecção de mercado;
- Identificação e abordagem de potenciais clientes (através de ferramentas facultadas pela Securitas Direct);
- Venda directa;
- Cumprir e preferencialmente superar os objectivos propostos na angariação de novos clientes.

Requisitos:
- Experiência em prospecção de mercado e venda directa;
- Ambição e vontade de progredir profissionalmente;
- Capacidade de trabalho por objectivos;
- Carta de condução;
- Viatura própria (condição essencial);
- Espírito dinâmico e empreendedor;
- Gosto pelo contacto interpessoal.

Oferece-se:
- Contrato sem termo;
- Remuneração fixa mensal de 850€ + Subsídio de alimentação;
- Possibilidade de viatura da empresa em função dos objectivos alcançados;
- Atractiva remuneração variável, em função dos objectivos alcançados;
- Formação contínua;
- Oportunidades reais de progressão de carreira.

Local:
Évora

Entrada:
Imediata.



Interessados deverão enviar cv detalhado para: emprego2@securitasdirect.pt

sexta-feira, 12 de março de 2010

High Octane Rock'N'Roll na SHE


Após a avaliação atenta dos últimos eventos organizados pela Old Skull Prod. e a S.H.E. decidiu-se acrescentar novos capítulos a esta parceria. O primeiro dos quais decorrerá já no próximo dia 13 de Março na sede da S.H.E. Tal como os seus predecessores, também este se pautará por uma ética e estética assumidamente Rockeira!

Desta vez os convidados para dar ritmo à noite eborense serão dois:

Do Barreiro chegam os The Sullens. Acabados de lançar o EP de estreia, têm rodado pelos palcos do país acompanhando bandas como os Capitão Fantasma, The Sadists ou os Carbilly. O seu som exibe influências das mais finas castas da História do Rock. Entre as sonoridades Southern/Country de Johnny Cash, a insanidade Psychobilly dos The Cramps, o Punk dos The Stooges ou o Sleazy/Hard dos MC5 ou New York Dolls, os The Sullens acrescentam uma dose de originalidade e criatividade que os torna ímpares no panorama actual do Rock Português.

Herdeiros legítimos da tradição Rock da Lusa Atenas, os V8Bombs reúnem elementos com passado em algumas das mais emblemáticas e perseverantes bandas do Underground conimbricense. Este power trio pratica uma abordagem deliberadamente simplista e crua ao Rock'n'Roll. A sua sonoridade é facilmente associada ao Hard/Heavy dos Motörhead ou ao Sleazy Rock'n'Roll de linhagem escandinava de finais dos 90s donde se destacam nomes como os The Hellacopters ou Gluecifer. Apesar de não possuírem ainda um registo gravado em estúdio, as suas prestações ao vivo tem colhido reacções extremamente favoráveis tanto do público, quanto da imprensa.

Em suma, contando que o público eborense responda a esta nossa proposta com o mesmo entusiasmo a que já nos habituou, creio que estão reunidas as condições adequadas a mais uma noite de fraterno convívio, insana diversão ...e HIGH OCTANE ROCK'N'ROLL!!!

Old Skull Prod.


The Sullens | www.myspace.com/thesullens

V8 Bombs era uma ideia para um projecto que Hugo Mendez tinha em mente já há algum tempo. O nascimento da banda foi natural. Hugo assegurou a guitarra e a voz e juntaram-se-lhe o Vasco Galhardo no baixo e João Penacho na bateria. Todos os três elementos eram já conhecidos mutuamente e já tinham também alguma experiência nestas lides musicais. Começaram os primeiros ensaios em Novembro de 2007 e deram o seu primeiro concerto em Brenha, no Titans motoclube, em 9 Agosto 2008. Esse concerto foi designado como Brenha arder warm up sessions. A banda tem já pronta uma maquete, de seu título, Silver Kiss, que é também uma das 5 faixas que compõem o trabalho.

via www.myspace.com/v8bombs

quinta-feira, 11 de março de 2010

Évora Antiga - Stand da Casa Patronilho na Feira de S. João


Autor Eduardo Nogueira
Data Fotografia 1937 
Legenda Stand da Casa Patronilho na Feira de S. João
Cota EDN17671 - Propriedade Arquivo Fotográfico CME

Évora Antiga - Restaurante de António Rosa


Autor Eduardo Nogueira
Data Fotografia 1943 
Legenda Restaurante de António Rosa
Cota EDN62775 - Peopriedade Arquivo Fotográfico CME

quarta-feira, 10 de março de 2010

Universidade: Masterclass em Música Antiga


A Música dos séculos XVII e XVIII é o tema do reportório da Masterclass em Música Antiga, destinado a alunos de nível médio e superior e a professores com interesse pela prática historicamente informada, que se realiza nos dias 13 e 14 de Março, no Colégio Mateus d'Aranda da UE.


Orlanda Velez Isidro (soprano), Iskrena Yordanova (violino barroco), Massimo Mazzeo (viola barroca), Diana Vinagre (violoncelo barroco), Javier Aguirre (viola da gamba), António Carrilho (flauta de bisel) e Miguel Jalôto (cravo) são os professores responsáveis pela Masterclass.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no secretariado do Departamento de Música, através do email mfjm@uevora.pt ou através do telefone 266 760 260.

Teatro: Histórias da Monarkia

terça-feira, 9 de março de 2010

Mês da Juventude | Março de 2010


Celebrar é sinal de VIDA, vida que se constrói e se projecta. A Câmara Municipal de Évora quer celebrar o mês de Março como mês da Juventude, organizando e apoiando a realização de uma diversidade de iniciativas. O programa que aqui se apresenta resulta de uma dinâmica participada pelos protagonistas - os jovens de Évora - através dos seus grupos associativos, que querem partilhar as suas paixões e interesses.

É o teu mês. Experimenta, atreve-te, espreita e participa na diversidade de expressões de vida que aqui se oferecem.

Quinta, 4
Salão Nobre dos Paços do Concelho
17h30 – Sessão solene de apresentação do Mês da Juventude 2010
18h00 – Entrega do prémio do Concurso Linha Gráfica do Mês da Juventude 2010
18h30 – Actuação das Tunas

Sábado, 6
Monte Alentejano
20h00 – Rock in Scouts – Festival da Canção Escutista | Agrupamento 890 do Corpo Nacional de Escutas
Freguesia em Festa…Vendinha São Vicente do Pigeiro
10h00 – Actividade de Paintball | AJSVP/AAUE

Domingo, 7
Freguesia em Festa…Torre de Coelheiros
10h00 – Actividade Paintball | GJTC/AAUE

Segunda, 8
Praça do Giraldo
22h00 – Serenata à Mulher | AAUE

Terça, 9
Salão Nobre
14h00 – Sessão Final Concurso de Ideias de Negócio “Atrevo.me ‘09” | UE/ GAPI 2.0 projecto co-financiado pelo COMPETE

Quarta, 10
Monte Alentejano
Documentários e debate
14h30 – Curta-metragem “ Sem Juízo” | APCE
15h30 – Curta-metragem “ Alterações Climáticas” – Projecto É fixe ajudar vamos colaborar… ADBES
APF Boca de Cena - Cruz da Picada
16h00/18h00- Workshop” Projecto Cabeça que pensa faz a diferença”(inscrições em bocadecena@sapo.pt) | APF; GARE

Quinta, 11
Monte Alentejano
14h30 – Workshop prático de criação de negócios inovadores/dinâmicas empresariais | DPI/ GAPI 2.0 e CTedu-UE
21h00 – Tertúlia -Condução vs Consumos Nocivos | GARE

Sexta, 12
Monte Alentejano
23h00 - Festa Jovem – Strona Solidamósci … | 12ºA Escola Secundária Severim de Faria
Freguesia em Festa…Nª Srª da Boa Fé
21h00 – Café Concerto | AJBF

Sábado, 13
Visita à Futurália – Lisboa | IPJ
Monte Alentejano
22h30 – Concurso de Bandas (entrada livre) | AAUE
Participação do Projecto “Risca o Risco …”
Freguesia em Festa…São Manços
10h00 – Actividade de Paintball | CVE
22h00 – Concerto Banda “Lights On” | Banda “Lights On”

Domingo, 14
StºAntonico
10h00 – Troféu RC Sul 1/8 TT | MAC- Modelismo Alentejo Clube
Freguesia em Festa…S.Miguel de Machede
10h00 – Actividade de Paintball | Suão/AAUE
Freguesia em Festa…Nossa Senhora de Machede
10h00 – Actividade de Paintball | Grupo de Jovens de Nossa Senhora de Machede/CVE

Quinta, 18
Palácio D. Manuel
21h00 – Tertúlia - Eco Condução e Segurança Rodoviária | GARE
Teatro Garcia de Resende
21h30 – “D. Rosinha, a solteira” | GATAPUM; 12ºEscola André de Gouveia; CME

Sexta, 19
Palácio D. Manuel
14h30 - Workshop sobre Empreendedorismo e Criação de Empresas | Org: UE/ GAPI 2.0
17h30 – Inauguração da Exposição JABA 2009
Biblioteca Pública de Évora
18h00 – Cinema na Biblioteca: A Noiva Cadáver, de Tim Burton | Biblioteca Pública de Évora

Sábado, 20
Mãos à Obra – Limpar Portugal (inscrições http://limparportugal.ning.com) | PLP Évora
Convento dos Remédios - Comemorações do Dia da Árvore
16hoo - Palestra sobre Dendrocronologia
Comemorações do Dia da Poesia
Centro Histórico “Poesia na Cidade “ | Estudos Teatrais UE
Arena d´Évora
22h00 – Concerto Mês da Juventude – Houdinni Blues e The Legendary Tigerman
Freguesia em Festa…São Sebastião da Giesteira
10h00 – Actividade de Paintball | AJG/CVE
Passeio BTT – Volta ao Megalitismo, 30km | SHE (inscrições she.desporto@gmail.com)
Monte Alentejano
Jantar de convívio do Agrupamento 37

Domingo, 21
Comemorações do Dia da Poesia
11h00 – Passeio aos Cromeleques “Romãs no Campo”: “Romãs, Poesia, Arqueologia e Astronomia “
Freguesia em Festa…Canaviais
10h00 – Actividade de Paintball | SJCPC/ CVE
Freguesia em Festa…Graça do Divor
10h00 – Actividade de Paintball | AJGD/AAUE
Freguesia em Festa…Nª Srª da Boa Fé
10h00 – Encontro de Associações Juvenis | AJBF

Segunda, 22
Espaço Celeiros
18h00/ 20h00- Workshop História da Dança com Dança | Associação Pédexumbo
Palácio do Vimioso
Semana da História e Arqueologia (http://semanadahistearq.blogs.sapo.pt/) | NEHEV/ UE

Terça, 23
Palácio D. Manuel
14h30 – Workshop Sobre Apoio e Financiamento de Projectos Empreendedores | UE/Projecto GAPI 2.0 co-financiado pelo COMPETE
Jardim do Granito
Queima cultural - CULTURFEST (www.aaue.pt) | AAUE

Quarta, 24
Palácio D. Manuel
14h30 – Teatro Debate “A violência no Namoro “ | Associação “Olhar Positivo”
Praça do Giraldo
17h00 – Flash Mob | Ginásio Ritmus

Quinta, 25
Palácio D. Manuel
14h30 – Workshop prático de Criação de Negócios Inovadores/Dinâmicas Empresariais | UE: DPI/ GAPI 2.0 e CTedu-UE.
17h30 – Aula Aberta de Taekwondo Kumgang Região Sul | CME; ATKRS
21h30 – Conversas às Quintas – Lançamento do Projecto "Copos, Quem Decide és Tu!" com Coordenador Nacional do Projecto Dr. Miguel Lago (CVP - Sede Nacional) e Dr. David Rodrigues (Coordenador da Juventude da Delegação de Braga da CVP). | CVP em parceria com o IDT

Sexta, 26
Monte Alentejano
22h00 – Noite Africana (Jantar de Cachupa; Grupo Maravilha; DJ Chindo) | LEAUE
Jardim do Granito
22h00 – Arraial | TAFUE

Sábado, 27 – Dia Mundial do Teatro
Palácio D. Manuel
10h00 – Maratona de Fotografia
18h00 – Torneio FIFA – PS 3 | ADBES
21h30 – Teatro – “Ir à Índia e voltar… sem sair do palco…” | Grupo de Teatro “O Temporal” / ESGP
10h00/ 20h00 – Feira do Livro
Jardim Público
10h00/18h00 – Oficina de Jogos Tradicionais | IPJ
13h00/18h00 – Juventude Electrónica ( Dj´s) | DJ Eborenses
Largo 1º de Maio
10h00/13h00 – Feira das Associações Jovens e Artistas
Centro Histórico
15h30 – Passa Calles | TAFUE
Auditório da Universidade de Évora – Colégio do Espírito Santo
21h30 – VIII Festival de Tunas Femininas “De Capa e Saia” | TAFUE
Freguesia em Festa…Azaruja
10h00 – Cicloturismo | NAJA/Grupo de Cicloturismo Azaruja
Freguesia em Festa…Valverde
10h00 – Actividade de Paintball | AJV/CVE

Domingo, 28 – DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE
Palácio D. Manuel
15h00 – Apresentação Pública do Projecto “Risca o Risco”
16h00 – Tomada de Posse do Conselho Municipal da Juventude de Évora
17h00 – Concerto da Orquestra da Universidade
10h00/18h00 – Oficina de Jogos Tradicionais | IPJ
15h00/ 18h00 – Feira do Livro
Freguesia em Festa… Azaruja
17h30 – Desfile de Moda | NAJA

Durante o mês de Março
-“A Rota dos Livros” – com a participação de todas as livrarias da cidade, permite aos jovens entre os 16 e 30 anos adquirirem livros com 10 a 15% de desconto ao longo do Mês de Março:
-“Rota dos Sabores Tradicionais Jovens”- com a participação de 22 restaurantes devidamente assinalados, oferece aos jovens entre os 16 e 30 anos descontos no mínimo de 10% em refeições.
-”Rota do Cinema”- com a colaboração do Cineclube, na compra de 3 bilhetes a oferta de um 4º bilhete a todos os jovens nas sessões das 18h e nas sessões de quarta-feira à noite.

Exposição JABA 2009
A partir do dia 19 de Março estarão expostos no Palácio de D.Manuel os 5 melhores trabalhos nas categorias de: Banda Desenhada, Vídeo, Escultura, Graffiti, Stencil, Pintura e Fotografia, resultantes do concurso JABA, “Jovens Criadores 2009” realizado no âmbito da RED Transfronteriza 7x7, que inclui as cidades de Évora, Estremoz, Beja, Portalegre, Elvas, Montemor-o-Novo, Cáceres, Plasencia, Mérida, Badajoz, Zafra, Almendralejo e Coria.