segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Moinhos do Alto de S. Bento











Os Moinhos do Alto de S. Bento situados a Noroeste da cidade, são os mais visitados tanto pela população local como pelos turistas, devido ao local onde se encontram.
A sua localização sendo situada na elevação mais alta da cidade com a cota de 367 metros, proporcionando a quem se lá desloca, uma vista deslumbrante sobre Évora.
Podendo avistar-se o Castelo de Évora-Monte, e ao cair da noite avistasse a iluminação das povoações vizinhas.
Este grupo de moinhos é constituído por cinco construções. Os moinhos 1, 2 e 3, construídos sobre uma enorme laje granítica, dois foram recentemente recuperados, onde o terceiro ainda se encontra sem cobertura, ambos com as suas paredes em alvenaria, os moinhos 1 e 2 possuem uma cobertura também em alvenaria em abobada não sendo as originais.
O moinho 4 encontrando-se nas traseiras dos três primeiros num local ligeiramente inferior, é construído também em alvenaria, não tem cobertura e está em degradação, podendo ver-se neste moinho vestígios do anel de mármore, constituído por duas calhas onde iria assentar o seu tejadilho. Junto a este moinho encontra-se a casa do moleiro, esta também em ruínas.O Moinho 5 encontra-se dentro de uma propriedade, é uma construção de dois pisos em alvenaria estado em bom estado de conservação.


Fonte: marcoseborenses.no.comunidades.net

Sem comentários: