sábado, 15 de setembro de 2018

Festa da Malha reúne cerca de 450 praticantes no domingo em Évora


Cerca de 450 praticantes da malha, um jogo popular das zonas rurais, participam no domingo numa festa, em Évora, para demonstrar que esta prática lúdica, que remonta à Grécia Antiga, continua a mexer, divulgaram hoje os promotores.

A Festa da Malha, que completa a 26.ª edição, regressa à cidade de Évora, numa iniciativa conjunta da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e da Câmara de Évora, em parceria com os restantes municípios do distrito, e vai decorrer no Rossio de São Brás, com início às 09h30 e com entrada livre.

Considerado um evento cultural, social e desportivo, que "junta gerações em torno de uma atividade ancestral e bem enraizada nas tradições rurais alentejanas", a festa decorre durante o dia e a cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 17:30.

Embora a iniciativa apresente um caráter competitivo, tem-se tornado no "grande ponto de encontro" dos amantes desta modalidade, em que o mais importante, segundo os promotores, é "a participação e o convívio" entre os praticantes do jogo.

A Festa da Malha, segundo a organização, representa a afirmação de um jogo popular que é "uma referência histórica entre as populações mais idosas e um verdadeiro ponto de encontro entre gerações do distrito de Évora".

Os jogos desenrolam-se com a repetição do arremesso da malha (chapa de ferro) para derrubar o "xito" (objeto colocado direito no chão).

Este jogo, praticado habitualmente por pessoas idosas, encontra também adeptos entre os mais novos, que garantem a continuidade desta prática lúdica, asseguram as autarquias.

A iniciativa começou em 1993 em Évora, na altura dinamizada pela extinta Associação de Municípios do Distrito de Évora (AMDE), e decorre anualmente num dos 14 concelhos do distrito, tendo já contado com mais de 10.000 participantes.

Segundo os organizadores, a Festa da Malha "surgiu da necessidade de envolver o maior número possível de praticantes deste jogo com grande tradição no Alentejo".

A malha tem origem remota e já se praticava na Grécia Antiga, tendo sido os romanos a introduzir esta prática na Península Ibérica.

O jogo, habitualmente, desenrola-se nos largos e praças das vilas e aldeias, em chão de terra batida, e ganhou grande popularidade no Alentejo, sendo praticado por homens, na esmagadora maioria, e mulheres.

Sem necessidade de árbitro, na malha são os jogadores que fazem cumprir regras antigas e as dúvidas resolvem-nas no diálogo, junto ao "xito".

https://www.noticiasaominuto.com/cultura/1081568/festa-da-malha-reune-cerca-de-450-praticantes-no-domingo-em-evora

Sem comentários: