terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Natal Clássico 2011: 8 a 28 de Dezembro - Évora com Música, Teatro e Bailado


A Câmara Municipal de Évora promove este ano mais uma edição do Natal Clássico, cujo programa inclui espectáculos de música, teatro e bailado, a terem lugar entre os dias 8 e 28 de Dezembro. Esta é uma iniciativa que conta com a colaboração de diversas entidades do concelho, que apresentam ao público eborense espectáculos inspirados na quadra natalícia.

O programa do Natal Clássico abre este ano com as actuações do Grupo Coral e Etnográfico do Ateneu Mourense e do Grupo Coral e Etnográfico “Cantares de Évora”, que fazem a apresentação do “Cante Ao Menino” na Igreja de Santo Antão, no próximo dia 8 de Dezembro, pelas 18 horas.

A Banda Filarmónica Liberalitas Julia actua no Palácio de D. Manuel, no dia 11 de Dezembro, pelas 16 horas. Mais tarde, pelas 18 horas, o Museu de Évora recebe o espectáculo “Cantar do Avesso”, pelo Grupo Vocal Trítono, conduzido pelo Maestro Octávio Martins.

Entre os dias 13 e 18 Dezembro o Centro Dramático de Évora apresenta no Teatro Garcia de Resende, sempre às 18:30, uma peça dos Bonecos de Santo Aleixo alusiva à quadra natalícia, intitulada “O Auto do Nascimento do Menino Jesus”.

No dia 16 de Dezembro, pelas 17:30, o Coral da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Évora (ARPIE) actua na Igreja de S. Vicente, conduzido pelo Maestro José Sargaço. Dia 17 de Dezembro, pelas 18:30, será a vez do Coral Évora participar no Natal Clássico, num concerto dirigido pelo Maestro Octávio Martins, na Igreja de Santo Antão.

A Catedral da Sé de Évora será palco de mais um concerto de Natal promovido pela Fundação Eugénio de Almeida, no 18 Dezembro, às 18:00, com a participação da Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, do Coro Odyssea e do Coro Sinfónico da Escola Superior de Música de Lisboa.

A Orquestra do Departamento de Música da Universidade de Évora realizará um concerto dia 19 de Dezembro, pelas 18:00, na Igreja de S. Francisco, com direcção artística do Maestro Christopher Bochmann.

No 21 de Dezembro, pelas 21:30, o Teatro Municipal Garcia de Resende recebe o bailado “Lago dos Cisnes”, numa apresentação do Russian Classical Ballet. A música regressa ao Teatro Garcia de Resende no dia 23 de Dezembro com a ópera “Così Fan Tutte”, de W. A. Mozart, pelo Ensemble Contemporâneus; e no 28 de Dezembro, com música contemporânea do Alentejo, num espectáculo de cante e piano, com a participação conjunta dos Cantares de Évora com Amílcar Vasques-Dias (piano), que encerra esta edição do Natal Clássico de Évora.

Sem comentários: