segunda-feira, 21 de maio de 2012

“Geraldo Geraldes – A Lenda” no Teatro Garcia de Resende



Os alunos das turmas 8ºA e C da Escola Básica André de Resende vão apresentar ao público nos dias 22 e 23 de maio, no Teatro Garcia de Resende, uma nova versão da lenda sobre Geraldo Geraldes, o conquistador de Évora, no âmbito do Projeto Educativo do Património de Évora (PEPE).

A peça, cuja direção de atores esteve a cargo de Victor Zambujo e Margarida Rita (Cendrev), será apresentada pelas 21h00, contando com as prestações dos seguintes alunos: Narradores: Filipa Vermelho, João Vilalva, Maria Piteira e Maria Carolina Cordeiro; Alcaide: Ricardo Pencas; Mulher do Alcaide: Francisca Silva; Guardas Mouros: Francisco Valente, João Cavaco e Inês Carvalho Geraldo: Filipe Ratinho; Kalila: Patrícia Pateiro; Ama: Mariana Raposo Companheiros: Alexandre Caroço, Inês Quelhas, Inês Pereira Margarida Picanço e Manuel Carrilho; Bailarinas Dança Oriental: Ana Bonito, Ana Ramalho, Inês Carvalho, Joana Aires e Joana Serôdio; Bailarinos (as) Dança Cigana: Cláudia Nunes, M. Carolina Cordeiro, João Vilava e Ricardo Pencas Guardas Mouros: Francisco Valente, João Cavaco e Inês Carvalho; Feirantes: Ana Ramalho, Carolina Godinho, Inês Carvalho, Joana Aires e Joana Serôdio; Rei D. Afonso Henriques e voz off: Francisco Gonçalves; Rainha: Inês Grachinha; Ponto: Vanessa Sousa.

“Geraldo Geraldes – A Lenda” dos alunos do oitavo A e C, da André de Resende, conta ainda com o apoio dos professores M. Isabel Carreira (coordenadora), Gabriela Almeida, M. Teresa Inglês, João Amante e M. Manuela Góis.

A versão juvenil desta lenda apresenta uma escrita criativa que segundo os promotores da peça esteve na base do projeto de trabalho interdisciplinar que se estabeleceu a nível do espaço da sala de aula e da escola.

Segundo a professora Isabel Carreira, “o processo de aprendizagem proporcionado pela vivência da lenda e do seu contexto histórico constitui uma forma de apropriação do património cultural local e uma experiência inolvidável para todos os intervenientes”.

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