3 de Julho 2012
22h00
Palacio Cadaval
Palacio Cadaval
Abir Nehme
Canções aramaicas, siríacas e bizantinas
Líbano
Abir Nehme incorpora as emoções antigas dos cânticos siríacos e a diversidade das tradições cristãs orientais, árabe e aramaico, herança gregoriana e ortodoxa.
Abir Nehme destaca-se na arte de cantar o repertório religioso de origem Maronita, Bizantino ou Sírio. Sóbria e comovente, impulsionada por uma fé pessoal, Abir Nehme revive as raízes dessas melodias antigas e de meditação, no alvorecer de uma nova espiritualidade de origem do canto litúrgico.
Animada pela memória extremamente viva de um Médio Oriente bíblico, a sua música combina o passado e o presente e desenha uma liturgia sagrada e contemplativa.
Alimentada também por um conhecimento musicológico aprofundado, ela está sempre à procura de descobrir as riquezas das tradições do mundo, sempre permanecendo aberta para a música contemporânea.
Ela é conhecida pela sua capacidade de cantar um repertório árabe clássico ou abordar um repertório mais variado como o dos irmãos Rahbani ou de um género de jazz oriental.
Sua voz clara, limpa e livre, voa graciosamente sobre as vozes mais graves de um coro bizantino que pertencem à igreja siríaca de Antioquia, ancorada num dreno linear, deixando as nossas mentes vaguearem ao topo dos picos dos nossos pensamentos.
Abir Nehme já viajou pelo mundo, suas catedrais e seus festivais, da Ópera do Cairo, à Abadia de Royaumont.
Sem comentários:
Enviar um comentário