terça-feira, 3 de julho de 2012

Exposição VIVE PCI – Património Cultural Imaterial




A Fundação Inatel apresenta em Évora a Exposição VIVE PCI – Património Cultural Imaterial, uma exposição da Direção Regional de Cultura do Algarve que resulta dos trabalhos vencedores do Concurso de Fotografia e Vídeo VIVE PCI - iniciativa desenvolvida no âmbito do Ano Internacional da Juventude (2010-2011), promovido pelas Nações Unidas. O VIVE PCI procurou reforçar o sentimento de cidadania e de identidade dos jovens com o património da comunidade, preservando, vivendo e promovendo a memória das tradições algarvias.

A Exposição VIVE PCI foi inaugurada a 29 de Outubro de 2011 na FNAC do AlgarveShopping, tendo sido exibida na Biblioteca das Gambelas da Universidade do Algarve, na Escola Secundária de Loulé, nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estói, e na Escola Secundária de Tavira, seguindo-se agora, pela primeira vez, a sua apresentação fora da região do Algarve.

A inauguração está agendada para o próximo dia 5 de Julho, no Palácio do Barrocal, sito na Rua Serpa Pinto nº 6, em Évora, e permanecerá aberta ao público até ao dia 31 de agosto, de segunda a sexta, das 14h00 às 18h00. A exposição integra obras de jovens com idades entre os 15 e 25 anos, que capturaram a essência algarvia: costumes, tradições, rituais e festividades e gastronomia.

Conforme refere Paulo Costa (Diretor do Departamento do Património Imaterial do Instituto dos Museus e Conservação e membro do júri do concurso), na brochura do concurso: O concurso VIVE PCI constitui uma importante iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve com vista à valorização do Património Cultural Imaterial da região.

Tal importância decorre do facto de o concurso ser dirigido a jovens estimulando-os para a (re)descoberta das tradições locais, sensibilizando-os para os riscos do desaparecimento de muitas delas, e, simultaneamente, promovendo o uso da imagem – fixa ou em movimento – como técnica de registo indispensável para a documentação do património cultural imaterial.


Para mais informações:
Fundação Inatel – Palácio do Barrocal
Tel.: 266 730 520

Sem comentários: