Afonso de Carvalho licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo igualmente o curso de Ciências Pedagógicas da mesma Faculdade.
Lecionou no Liceu Passos Manuel em Lisboa e, em 1977, ingressou como professor efetivo na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora.
Desenvolveu uma notável carreira de investigador com publicação sistemática de trabalhos no âmbito da História Local, especialmente nas áreas da Toponímia, Inquisição e Marginalidades. Foi orientador de estágio durante vários anos, tendo colaborado em vários seminários e colóquios sobre temas ligados à História de Évora, promovidos, quer pela Escola onde lecionou, quer por outras da região, como Beja e Estremoz.
Participou também nas 1.as Jornadas de História Moderna em 1986, organizadas pela Faculdade de Letras de Lisboa, com um estudo sobre “As Mancebias em EVORA no Antigo Regime”, estudo esse publicado em separata das Actas do referido Congresso e também numa publicação com o título: “ÉVORA: História e Imaginário”, editado pela Ataegina – Associação de Produções Culturais.
Foi-lhe atribuído o Grau de Mestre em História Moderna no ano de 1993, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A sua dissertação de mestrado, orientada pelo Professor Doutor J. Veríssimo Serrão, versou sobre o tema “A Toponímia de Évora, da Idade Média ao século XVI”.
Este seu trabalho de estudos toponímicos, que só parte dele foi ainda publicado, trata das designações dos arruamentos e outros lugares públicos da Cidade de Évora, enquanto circunscritos ao espaço delimitado pela muralha medieval, ou seja, a Cerca Nova e, excecionalmente e a propósito das Portas da muralha dita fernandina, alguns topónimos extramuros.
Todo o estudo desenvolvido foi perspetivado no sentido de enquadrar uma vasta recolha de elementos da toponímia e outros dados da história de Évora, procurando compreender a evolução da toponímia eborense e o próprio crescimento da Cidade ao longo dos séculos XIV-XVI e articulando os pequenos acontecimentos da História Local com os factos da vida e da História nacionais.
Afonso de Carvalho faleceu em Évora no dia 2 de Julho de 2015.
https://www.cm-evora.pt/municipe/evora/personalidades-ilustres/
Sem comentários:
Enviar um comentário