Nasceu em Évora, na Freguesia de Santo Antão, em 1945. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, desenvolveu a sua atividade profissional na área da Sociologia da Cultura e da História. Funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros/Secretaria de Estado dos Consulados e das Comunidades Portuguesas optou, após duas décadas, pela transferência para a Administração Local (Câmaras Municipais de Cuba e Beja).
Colaborou na imprensa regional e nacional desde muito jovem: “Democracia do Sul”, “Jornal de Évora”, “Notícias de Évora” e “A Defesa”; a “República” e o “Diário de Lisboa”.
A atividade cívica na terra natal, levou-o ao exílio (França, Bélgica, Holanda, Itália), face à perseguição da polícia política da ditadura, até Maio de 1974.
Após breve passagem por Angola (como militar recém ingressado nas fileiras do Exército) no período da então denominada descolonização, e a colaboração na extinta revista semanal ABC (Luanda), retomou a sua atividade literária.
Posteriormente colaborou na imprensa regional: “Diário do Alentejo” e na revista de cultura da Câmara Municipal de Beja, “Arquivo de Beja”. Manteve colaboração assídua no “Diário do Sul” (Évora) e no semanário “A Defesa”. Desde 1974, tem colaboração dispersa na imprensa nacional e em revistas da especialidade: “Diário de Lisboa”, “Diário Popular”, “Sempre Fixe”, “Portugal Hoje”, “Diário de Notícias”, “Expresso”, “Jornal de Letras, Artes e Ideias”, “Grande Reportagem”, revista “História” (1.a série), “O Mundo Português” (“O Emigrante”).
Publicou A Revolução da Maria da Fonte (subsídios para a sua interpretação), Porto, 1978; O Nosso Cônsul em Havana: Eça de Queirós, Lisboa, 1981; Jaime Batalha Reis na Rússia dos Sovietes, Porto, 1987; Comunidades Portuguesas e sua Imprensa / Subsídios para um inventário, Porto, 1987; Pequeno Dicionário do Movimento Socialista Português, Lisboa, 1989; Portugueses no Havai, Ponta Delgada (Açores), 1996; Poetas da Nossa Terra (recolha e organização da antologia dos poetas populares do Concelho de Cuba); Bibliografia Passiva de Fialho de Almeida, Beja, 2000; Alvito …há cem anos / Memórias e Retratos, Alvito, 2000; Manuel Severim de Faria (ensaio biográfico), Évora, 2003; Dicionário Biográfico de Notáveis Eborenses, Évora, 2004; Évora – cidade esotérica e misteriosa, Lisboa, 2005; Évora – das invasões napoleónicas à resistência patritótica (1807-1808), ed. CME, 2008; [Para publicação: Fotobiografia de Estrela Faria (artistaplástica eborense)]. Colaborou com várias centenas de “entradas” no Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, organizado pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.
Joaquim Palminha Silva faleceu em Évora no dia 15 de Novembro de 2015.
https://www.cm-evora.pt/municipe/evora/personalidades-ilustres/
Sem comentários:
Enviar um comentário