sábado, 17 de fevereiro de 2024

José Filipe Mendeiros

Monsenhor José Filipe Mendeiros nasceu a 16 de Março de 1911, em Estremoz.

Foi aluno do Seminário Maior de Évora e da Universidade Gregoriana de Roma onde se doutorou em Teologia, em 1934.

Fixou-se em Évora em 1933, ano da sua ordenação sacerdotal. Aqui tem exercido o seu múnus sacerdotal e desenvolvido uma intensa atividade cívica e cultural.

Foi professor, em Évora, no Liceu Nacional, na Escola do Magistério Primário, nos Colégios de Nossa Senhora do Carmo e Nuno Álvares, no Seminário Maior, de que foi Reitor, no Instituto de Teologia e na Universidade Católica (Lisboa).

Foi professor e mestre brilhante, orador de discurso profundo e luminoso; tem sido um sacerdote empenhado, a quem foram sendo entregues missões de grande relevância na Igreja Eborense.

Foi vigário capitular, vigário geral, vigário judicial e, sucessivamente, cónego e monsenhor, tendo desempenhado importantes funções no Cabido da Catedral, de que foi Presidente.

Tem sido jornalista empenhado e atento, e durante 45 anos dirigiu “A Defesa”, órgão da Arquidiocese.

Participou e foi responsável por inúmeras atividades e organismos no seio da igreja e na sociedade civil.

Como historiador foi responsável pela organização do Museu de Arte Sacra da Catedral e presidiu à Comissão Diocesana de Arte Sacra e ao Secretariado para as Novas Igrejas.

Foi Vice-Presidente do Grupo Pró-Évora e integrou o Centro UNESCO de Évora.

É sócio emérito da Academia Portuguesa da História.

Cidadão empenhado, historiador e defensor do património de Évora, foi membro dinâmico e brilhante da Comissão Municipal de Arte, Arqueologia e Defesa do Património, onde o seu saber muito contribuiu para tomar esta Comissão uma referência incontornável da condução das políticas de defesa do património.

Tem uma vastíssima bibliografia que abarca os campos do jornalismo, da teologia e da evangelização, da história e da história da arte, da história institucional e da história biográfica, com muitas dezenas de títulos.

Da colaboração em jornais, enciclopédias, salienta-se a sua intensa, permanente e valiosa colaboração, desde o número inaugural, da revista de cultura da Câmara Municipal, “A Cidade de Évora”.

Como reconhecimento académico da sua obra recebeu, em 1994, o Doutoramento “Honoris Causa”, da Universidade de Évora.

No âmbito da Comemoração do “Dia da Cidade” – 29 de Junho de 1999 – a Câmara Municipal de Évora deliberou por unanimidade distinguir o Monsenhor José Filipe Mendeiros atribuindo-lhe a Medalha de Mérito Municipal, classe Ouro.

https://www.cm-evora.pt/municipe/evora/personalidades-ilustres/

Sem comentários: