terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

José Augusto Alegria

Nasceu em Évora (freguesia de S. Mamede), no dia 27 de Dezembro de 1917. Iniciou os estudos na Escola Salesiana (tendo sido um dos dois primeiros alunos), continuando depois no Seminário de Évora. Ordenado sacerdote em 1940, partiu para Roma onde se licenciou em Musicologia no Pontifício Instituto de Música Sacra, como bolseiro do Instituto para a Alta Cultura. Regressado a Portugal foi professor do Seminário Maior de Évora onde, durante 40 anos, se responsabilizou pela música coral nas celebrações litúrgicas da Sé. Em 1958, centenário das aparições de Nossa Senhora em Lurdes (França), com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian, levou o Coro do Seminário Maior de Évora a participar no Encontro Internacional dos Coros “Pueri Cantores”. Lecionou Moral e Religião Católicas na Escola Industrial e Comercial e no Liceu de Évora sendo, ao mesmo tempo, capelão do Lar de Santa Helena (Calvário). Pertenceu a várias agremiações culturais: “Consortiatio Internacionalis Musicae Sacrae”, de Roma, Pontifícia Academia Mariana Internacional, Academia Portuguesa de História, Sociedade Brasileira de Musicologia e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora. Durante muitos anos investigou a Escola de Música da Sé de Évora, publicando as obras de Frei Manuel Cardoso, Diogo Dias Melgaz e João Lourenço Rebelo, num total de 11 volumes de estante, com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian. Subsidiado pelo Instituto de Alta Cultura publicou as obras didáticas de Mateus de Aranda, datadas de 1533 e 1535.

É autor de vários estudos históricos, relacionados com a música, entre os quais:

Dicionário de Músicos Portugueses, manuscrito de José Mazza, dos Fundos da Biblioteca Pública de Évora, em separata da revista Ocidente, 1944-45.

Evora e a Cultura (História e a Vida), 1959.

Mateus de Aranda Mestre da Capela da Sé de Évora e Lente de Música.

História da Escola de Música da Sé de Évora, 1973.

Arquivo das Músicas da Sé de Évora, Catálogo, 1973.

Biblioteca Pública de Évora “Catálogo dos Fundos Musicais”, Lisboa, 1977.

História da Música da Capela e Colégio dos Santos Reis, de Vila Viçosa, 1984.

O ensino e prática da música na Sés de Portugal, 1985.

O Colégio dos Moços do Coro do Colégio dos Reis Magos de Vila Viçosa e respectiva Capela Ducal, 1987.

Catálogo dos Fundos Musicais da Biblioteca do Palácio de Vila Viçosa, 1989.

A Música Mariana Portuguesa dos séculos XIX e XX, separata das Actas do Congresso Mariano Internacional, celebrado no Santuário de Kevelar, Roma, 1989.

“La musique au Portugal à | époque de D. João V”, na edição monumental “Triomphe du Baroque”, Europália, 1991.

“Pontifícia Academia Mariana Internacionalis”, 1991.

O Colégio dos Moços do Coro da Sé de Évora, 1997.

As Cantigas d “Amigo e d “Amor dos Cancioneiros Galego-Portugueses Da origem poética à prática musical, patrocinada pela Universidade de Évora, 2000.

“Os frades de S. Francisco e a Música no convento de Mafra”, separata de ITINERARIUM ano XCVII n.º 169, 2001.

Em 1985 recebeu o Prémio de Ensaísmo Musical, instituído pelo Conselho Português de Música, tendo como referência o seu livro “Polifonistas Portugueses”. Sucedeu a Mário Sampaio Ribeiro na direção do Coro Polyphonia, com o qual se deslocou a França e Inglaterra, na execução polifónica de Música Litúrgica de autores portugueses. Foi colaborador da Enciclopédia VERBO e do Dicionário da História da Igreja em Portugal. De colaboração com o Cónego Dr. Sebastião Martins dos Reis, publicou: “Problemas Eborenses: O Reitor do Liceu de Évora e Deputado por Évora, Dr. A. B. Gromicho contra o Liceu de Évora”; “Recidivas do Deputado por Évora … contra o Liceu e contra a Universidade de Évora”, 1957. Fez o levantamento do Arquivo de Música da Catedral de Évora, do Paço Ducal, de Vila Viçosa e da Biblioteca Pública de Évora. Participou ativamente nas Semanas Gregorianas de Fátima, proferiu muitas conferências e escreveu inúmeros artigos em jornais e revistas sobre temas históricos e musicais.

Faleceu em Évora, no dia 23 de Janeiro de 2004.

https://www.cm-evora.pt/municipe/evora/personalidades-ilustres/

Sem comentários: