quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A vida rural “desce” à cidade


Alguns dos mais típicos quadros da vida rural alentejana, nomeadamente os ambientes tradicionais de uma matança do porco vão ser representados este sábado - dia 7 de Fevereiro -, na Praça do Giraldo, numa iniciativa da Câmara Municipal de Évora.

Esta “peça” da vida no campo alentejano surge no âmbito da promoção da Rota de Sabores Tradicionais e que este mês é inteiramente dedicada aos pratos confeccionados a partir do porco. Para a autarquia, a representação destes ambientes surge como factor de promoção da gastronomia tradicional alentejana e como um recurso identitário da cidade e da região.

Destinado a todos aqueles que colocarem a praça de Giraldo no seu roteiro para este sábado, entre as 11h00 e as 16h00, esta iniciativa acaba por ter uma forte componente pedagógica, constituindo-se como uma autêntica “aula prática”, com uma “visita de estudo” a um Alentejo não muito distante, mas o suficientemente esquecido para não ser já uma referência de passado na memória colectiva da grande maioria dos habitantes.

Durante as cinco horas em que a vida rural “desce” à cidade, a Praça de Giraldo, a principal sala de visitas da cidade, irá ter à disposição de todos: uma mesa de degustação dos paladares da carne de porco, pão, azeitonas e queijos; banca de matança do porco com os utensílios tradicionais; mostra de artesanato (cortiça e olaria); recriação da tradicional Cocaria (conjunto de panelas de barro em lume de chão); mostra e degustação de azeite e vinho da talha (Adega da Ervideira).

Como complemento, a “banda sonora” deste quadro será interpretada pelos Almocreves (Amieira) e pelo Grupo Cantares de Évora, que trarão um repertório composto, naturalmente, pelo cante tradicional alentejano. Paralelamente, e como complemento das arcadas irão surgir figuras populares em trajes de trabalho e domingueiro e das artérias adjacentes dois “carros de canudo” e adereços etnográficos ligado ao mundo rural.

O dia do Porco é organizado pela Câmara Municipal de Évora, com o apoio do Turismo do Alentejo, ERT; Confraria da Moenga; Confraria dos Enófilos do Alentejo; Mercadus, Grupo Cantares de Évora; CEPAAL, Casa dos Almocreves; e família Lourenço (Vila Boím).

Nota: Para prova da sopa dos ganhões e do vinho da talha é necessário adquirir (a preço simbólico) no Posto de Turismo um pucarinho e uma tigela da Rota de Sabores Tradicionais.

Sem comentários: