terça-feira, 21 de abril de 2009

Acções de sensibilização sobre segurança nas escolas de Évora

O Conselho Municipal de Educação/Grupo de Trabalho “Prevenção e Segurança nas Escolas” e os Agrupamentos de Escolas de Évora levam a cabo nas próximas semanas um conjunto de acções de sensibilização/informação dedicada à temática da “Segurança na Escola” e direccionada para os alunos do 2º Ciclo, directores de turma e assistentes operacionais.

São objectivos desta acção divulgar e aprofundar uma cultura de protecção e de segurança junto dos alunos: educar para a prevenção e minimização de riscos; envolver a comunidade educativa na construção de uma cultura de segurança e sensibilizar para a necessidade de conhecer procedimentos de autoprotecção no contacto com equipamentos desportivos.

Tem igualmente a finalidade de contribuir para o reforço do nível de segurança nas escolas, em particular nas crianças e jovens que as frequentam; responsabilizar a população escolar no cumprimento de normas de segurança e promover atitudes e comportamentos adequados em contexto/meio escolar.

As temáticas a desenvolver incidirão nos acidentes em meio escolar no ano lectivo de 2007/08; segurança de equipamentos desportivos; Escola Segura (segurança rodoviária, transportes colectivos e percurso casa-escola); e efeitos práticos da falta de segurança em meio escolar.

Esta semana tem lugar a primeira acção de formação (15 de Abril) no Agrupamento de Escolas nº 4, realizando-se a próxima no dia 22 de Abril no Agrupamento nº 3, pelas 15:30 horas. Está ainda agendada uma acção no dia 29 de Abril no Agrupamento nº1, com início às 16 horas, e uma outra no dia 6 de Maio no Agrupamento nº 2, a partir das 15: 30 horas.

Sem comentários: