terça-feira, 7 de abril de 2009

Rota de Sabores Tradicionais decorre entre Janeiro e Abril

A sexta edição da Rota de Sabores Tradicionais decorre entre Janeiro e Abril, em 39 restaurantes e uma pastelaria da cidade de Évora e do concelho. À semelhança do que tem sucedido em anos anteriores, cada mês aborda um tema diferente. Janeiro é o mês da caça, Fevereiro o do porco, Março o das sopas e Abril o do borrego. Os doces acompanham o evento ao longo dos quatro meses. 

A Choupana é um dos restaurantes que aderiu a esta iniciativa municipal, cujo principal objectivo é a valorização da gastronomia alentejana. 

Na opinião de Joaquim Fialho, gerente do restaurante A Choupana, "esta é uma boa iniciativa da Câmara Municipal de Évora, que atrai mais clientes para os restaurantes". 

Refere também que a Rota de Sabores Tradicionais "divulga-nos muito mais a nível regional, nacional e até no estrangeiro. Aparecem muitos estrangeiros com o folheto à procura dos pratos de cada mês".

Este restaurante participa na iniciativa desde a sua primeira edição e, de acordo com Joaquim Fialho, "de ano para ano vai-se notando que tem mais procura". A "divulgação" é um dos principais objectivos que o levam a aderir, caracterizando o certame como "positivo".

Durante o mês de Março, as sopas são as ‘rainhas’ na Rota de Sabores Tradicionais. O restaurante A Choupana participa com a Sopa de Tomate à Alentejana, a Sopa de Cação e a Açorda à Alentejana com Bacalhau e Ovos. "Embora, existam muitas outras sopas, em 2009 participamos com estas", explica o gerente.

A ementa deste restaurante assenta, essencialmente, nos pratos regionais do Alentejo. Como exemplo de outras iguarias apresentadas durante a Rota temos Miminhos de Javali na Grelha, Carne de Porco à Alentejana, Borrego Assado no Forno, Costeletas de Borrego Grelhadas, Pastéis de Toucinho ou Encharcada.

Um das mensagens que Joaquim Fialho deixou foi para "os clientes procurarem mais os pratos regionais e tradicionais do Alentejo", realçando a "boa qualidade da comida que existe na região".

O restaurante A Choupana está situado no centro histórico de Évora, mais precisamente na Rua dos Mercadores, 16 e 20. Telefone 266 704 427. 

Sem comentários: