quarta-feira, 8 de abril de 2009

Câmara Promove Inclusão



Já em curso o projecto “Inclusão em Movimento”, destinado às pessoas portadoras de deficiência, que promove a sua inclusão e a igualdade de oportunidades no acesso a actividades de carácter desportivo, social.

A Câmara Municipal de Évora tem em curso o projecto “Inclusão em Movimento” que, em sintonia com uma série de parceiros locais, tanto da área da deficiência, bem como da área desportiva, procura promover a inclusão e a igualdade de oportunidades no acesso a actividades de carácter desportivo, social e cultural, facilitadoras da promoção da saúde e do bem-estar físico, psíquico e social da comunidade eborense, independentemente das diferenças e potencialidades de cada um.

Destinado a todos os utentes das associações de deficientes de Évora este projecto, que tem cerca de uma centena de participantes, visa ainda potenciar práticas desportivas junto da comunidade local, alargando desportos tradicionalmente associados a determinados grupos de população, a outros que também dai possam retirar bem-estar e sentimentos de pertença.

Genericamente, o programa está dividido em duas grandes áreas: as actividades regulares (1x por semana), com a realização de acções direccionadas para os utentes, tais como danças tradicionais e Mini-Ténis, com a colaboração respectivamente da PédeXumbo e o Clube de Ténis de Évora; as actividades pontuais com o objectivo de promover a Inclusão, dinamizando actividades desportivas e de animação nas Escolas do Concelho.

O projecto teve a sua apresentação na semana da solidariedade em 2007, iniciando as suas actividades em 2008. Agora e dando continuidade ao trabalho desenvolvido no ano transacto, todas as instituições já iniciaram as sua actividades, estando os seus utentes, neste momento, a participar nas mais diversas iniciativas, com a realização de sessões de dança e mini-ténis, perspectivando-se para os meses de Março e Abril a realização de iniciativas de inclusão em parceria com as escolas do Concelho.

São parceiros da Câmara Municipal de Évora no projecto “Inclusão em Movimento” a Cercidiana; a Associação Paralisia Cerebral Évora – APCE; Associação de Reabilitação Apoio e Solidariedade Social - ARASS; Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental - APPACDM; Associação Social e Cultural Terapêutica de Évora – ASCTEA; Associação PédeXumbo; Clube Ténis de Évora e Juventude Sport Clube.

Sem comentários: