quinta-feira, 2 de abril de 2009

Sessão de lançamento do Plano de Qualificação para o Sector Aeronáutico

O sector aeronáutico é considerado mundialmente como uma indústria de elevado interesse estratégico pela indução de um conjunto de mais-valias tecnológicas e de cultura industrial. Nesta medida e no âmbito da Política Industrial Nacional, pretende-se a criação e consolidação de um cluster aeronáutico em Portugal. 
Com este objectivo, teve lugar no dia 24 de Março, na AICEP em Lisboa, a sessão de lançamento do Plano de Qualificação para o Sector Aeronáutico, tendo em vista a qualificação de empresas nacionais como fornecedoras da indústria aeronáutica mundial.
A sessão será aberta por Basílio Horta, presidente da aicep Portugal Global, que exporá a Missão da Agência. Terá como oradores convidados, Pablo Perez-IIIana, representante da Comissão Europeia (DG for Research / Aeronautics), que apresentará as oportunidades das PME na Indústria Aeronáutica Europeia e Luiz Fernando Fuchs, presidente da Embraer Aviation Europe, que falará sobre a presença da EMBRAER em Portugal no quadro da sua estratégia europeia. 
No contexto desta sessão é apresentada a “Estratégia de Sensibilização e Qualificação para o Sector Aeronáutico na área de Engineering and Tooling” decorrendo o primeiro workshop denominado “Oportunidades das PME no Quadro de Desenvolvimento da Indústria Aeronáutica Europeia”.
A Associação Pool-Net e a AICEP irão dinamizar ao longo dos próximos meses mais seis workshops, envolvendo reconhecidos especialistas internacionais ligados ao sector aeronáutico, a realizar em diferentes locais.
Enquadrados num esforço concertado entre entidades que visa o desenvolvimento de uma política que suporte o reforço da participação das empresas Portuguesas de no sector aeronáutico, a “Estratégia de Sensibilização e Qualificação para o Sector Aeronáutico na área de Engineering and Tooling” - visa dotar os gestores de um conhecimento mais profundo dessa indústria e, numa segunda fase, de competências específicas que lhes permitam o alinhamento das suas estratégias internas de desenvolvimento, com a estratégia colectiva de criação de um cluster em Portugal fornecedor do sector aeronáutico mundial.
Serão igualmente oradores: Francisco Madelino, Presidente do IEFP, José Ernesto de Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Évora, Joaquim Menezes, Vice-presidente da Direcção da Associação Pool.Net e Rui Marcelino, Presidente do Conselho de Administração do PEMAS. 

Sendo um sector em crescimento, a indústria aeronáutica é reconhecida pelo seu elevado investimento no desenvolvimento tecnológico e pela disseminação deste conhecimento e práticas de excelência junto de outros sectores industriais, alavancando toda uma cadeia de valor. Com um significativo efeito de arrastamento, a montante e a jusante, principalmente em PME e criação de postos de trabalho directos e indirectos altamente qualificados, esta indústria tem impactos a nível micro e macro-económico, transversais a toda uma economia.
As unidades de produção de componentes e de montagem de aeroestruturas que surgiram em Portugal nos últimos cinco anos e a necessidade de diminuição da exposição do tecido industrial nacional ao sector automóvel, culminaram no desenvolvimento de um Plano de Qualificação para o Sector Aeronáutico.

Com um carácter dinâmico e evolutivo, este Plano envolve desde já um conjunto de iniciativas públicas e privadas com vista à criação de infra-estruturas de suporte e atenuação de Custos de Contexto, que apoiem na criação de um verdadeiro cluster aeronáutico em Portugal.

No âmbito da missão da AICEP de promoção do aumento da competitividade e notoriedade de Portugal, através da dinamização de investimento estruturante, a Agência constitui-se como um verdadeiro parceiro de negócios, estando empenhada em desenvolver um ambiente de negócios competitivo que contribua para a globalização da economia portuguesa.

-

Sem comentários: