sábado, 4 de abril de 2009

Évora: Nova sala de cinema abriu em pleno centro histórico

As duas únicas salas de cinema comercial de Évora fecharam no final no mês passado, devido ao encerramento do centro comercial, mas o autarca local garante que "a projecção de filmes não será interrompida".
"Foi encontrada como alternativa temporária a utilização do auditório Soror Mariana, fruto de uma parceria com a Sociedade Joaquim António de Aguiar e a Universidade de Évora", disse o presidente do município, José Ernesto Oliveira.
As salas de cinema de Évora, geridas pela Zon Lusomundo, estão integradas no centro comercial Eborim, que vai entrar em obras ainda este ano para acolher o Comando Distrital da PSP de Évora.
O encerramento do centro comercial estava inicialmente previsto para Fevereiro, mas foi adiado para o final de Março para permitir a conclusão das obras de adaptação no auditório Soror Mariana.
O espaço, com cerca de 100 lugares, "já entrou em obras de adaptação", adiantou José Ernesto Oliveira, esperando que a intervenção esteja concluída "no dia 31 de Março para que no dia seguinte se possa dar início à projecção de filmes".
Considerando o cinema "um veículo de promoção cultural importantíssimo", o autarca alentejano afirmou que, apesar de provisória, esta solução "vem cumprir o objectivo que é a não interrupção da projecção de cinema em Évora".
"Vai ser mudado o piso e construída uma casa de banho para deficientes", indicou José Ernesto Oliveira, explicando que "há regras de segurança que têm de ser cumpridas", como a colocação de portas anti-pânico e uma pintura resistente ao fogo.
De acordo com autarca, a Zon Lusomundo, que vai continuar a explorar o cinema comercial em Évora, pretende instalar um equipamento "de grande qualidade e inovação, que permite a projecção de cinema em três dimensões".
Esta solução provisória, segundo José Ernesto Oliveira, vai funcionar até à construção de um novo centro comercial, que está previsto para a zona das Portas de Avis, na periferia da cidade.
"Em 2010 estarão reunidas as condições para termos cinema em salas próprias e adequadas no novo centro comercial", garantiu o autarca, lembrando que a sua construção "está dependente da aprovação do Plano de Pormenor dos Leões".
O Auditório Soror Mariana, em pleno centro histórico, costuma apresentar, sobretudo, sessões temáticas de cinema, sendo que, actualmente, a programação é definida pelo cineclube da Universidade de Évora e pelo núcleo de cinema da Sociedade Joaquim António de Aguiar.

1 comentário:

Ezul disse...

Que boa notícia! Sabia que o cinema ia fechar e pensava que, tão cedo, não voltaria a ver um filme aí na cidade. Agor é só descobrir o novo espaço, mas isso será o menos difícil.
:)