quarta-feira, 22 de abril de 2009

ROTA DE SABORES TRADICIONAIS - Conferências em Torno da Gastronomia


A Câmara Municipal de Évora vai levar a efeito até ao final do mês de Abril uma série de conferências em torno da gastronomia, que se inserem no âmbito da promoção da iniciativa Rota de Sabores Tradicionais.

”Música e Gastronomia”, “A Cozinha Tradicional tem muita ciência”, "A educação do gosto: o caso de S. Brás de Alportel", "Preservar a Tradição com Segurança", "Cozinha solar e suas potencialidades na ecogastronomia alentejana" e "Slow Food" são os temas que irão estar em análise nestes encontros, que vão ter lugar no Convento do Espinheiro, sempre a partir das 19h00.

É este o programa completo das Conferências em Torno da Gastronomia

Dia 24
Título: "Música e gastronomia"

Resumo: dos sumptuosos banquetes acompanhados por sinfonias compostas para o efeito por músicos da Corte (de Lalande), até à confecção de pratos inspirados por compositores de renome (Rossini) ou intérpretes de eleição (Caruso), passando por cenas operáticas onde o elemento gastronómico é cenário privilegiado (Mozart, D.Giovanni ; Verdi, Falstaff), a música sempre conviveu bem com a comida.

Orador: Luís Ribeiro nasceu em Lisboa em 1955. Engenheiro de Minas. Professor do Instituto Superior Técnico. Presidente do Centro de Geossistemas do IST. Presidente do Grupo Português da Associação Internacional de Hidrogeologos. Autor dos programas radiofónicos emitidos pela RDP–Antena 2: REVOLUÇÃO CHOSTAKOVITCH - MÚSICAS PARA O CENTENÁRIO (2006) e MÚSICA AQUÁTICA (2007) e pela Rádio Imprevisto: A VIA LÁCTEA (1986).


Dia 25
Título: "A cozinha tradicional tem muita ciência"

Resumo: muitas técnicas, resultantes de uma aproximação empírica ao longo de séculos, podem ser explicadas com base na composição dos alimentos e alterações físicas e químicas que ocorrem na sua preparação. Este conhecimento permite aperfeiçoar a prática culinária e desenvolver novas aplicações. A cozinha é mesmo um excelente veículo de divulgação de ciência e com um grande potencial para sensibilizar o público para o papel da ciência no quotidiano.




Orador: Paulina Mata - Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Univ. Nova de Lisboa. Engenheira Química, aliando a formação académica ao interesse por gastronomia e cozinha interessou-se pela Gastronomia Molecular. Pertence à equipa que nos últimos 8 anos dinamiza, em colaboração com a Ciência Viva, a actividade “A Cozinha é um Laboratório” - nome genérico dado a um conjunto diversificado de actividades que ligam a cozinha e a ciência. Na sequência deste trabalho tem participado e colaborado na organização de sessões de demonstração, colóquios e acções de formação em Gastronomia Molecular para o público em geral, escolas ou profissionais de cozinha.


Dia 27
Título: "A educação do gosto: o caso de S. Brás de Alportel"

Resumo: os hábitos e padrões alimentares do concelho de S. Brás de Alportel, ricos em tradições gastronómicas e similares ao tipo de alimentação mediterrânica, considerada pelos nutricionistas uma alimentação equilibrada e saudável, propiciou o caminho fértil para a mudança de comportamentos alimentares dos jovens, baseados na tradição e costumes da terra dos seus avós. A procura de receitas tradicionais junto das famílias, despertando sensibilidades e memórias, assim como o trabalho gráfico e qualitativo das mesmas junto da comunidade, associado ao trabalho em parceria com as demais entidades e líderes de opinião, permitiram a alteração gradual dos hábitos alimentares dos jovens que frequentam as escolas do concelho, num trabalho de divulgação e orientação de paladares, desviando a atenção da publicidade a hábitos alimentares modernos, baseados em comidas consideradas pouco saudáveis. Espera-se, assim, contribuir para ganhos e melhoria em saúde neste concelho do barrocal algarvio aliado à divulgação de boas práticas em Educação para a Saúde.

Orador: Maria Filomena C. Horta Correia - médica de Saúde Pública, assistente graduada de Saúde Pública, Delegada de Saúde de S. Brás de Alportel


Dia 29
Título: "Preservar a Tradição com Segurança"

Resumo: o consumidor está cada vez mais interessado e atento à alimentação, não só como elemento essencial à sobrevivência mas também como prazer e gosto de bem comer. É possível manter a tradição com segurança, valorizando as propriedades organolépticas e nutricionais dos nossos produtos tradicionais, de modo a adequar à legislação sem que se perca a genuinidade.

Orador: Isadora Pereira - licenciada em engenharia com formação na área Alimentar. Trabalha em Segurança e Qualidade Alimentar como consultora e formadora. Integra uma Confraria Gastronómica Portuguesa.




Dia 30
Título: "Cozinha solar e suas potencialidades na ecogastronomia alentejana"

Resumo: a disseminação das cozinhas solares pode dar um contributo interessante para a sustentabilidade, uma vez que é possível, por um lado, construírem-se cozinhas solares de baixo custo, utilizando-se para o efeito uma grande quantidade de materiais recicláveis e, por outro, reduzir o consumo de gás, electricidade e de lenha. É possível para muitas famílias no Alentejo ter à sua mesa, em mais de 90 % dos dias do ano, uma refeição confeccionada em cozinhas solares, incluindo-se os meses mais frios. As cozinhas solares são uma interessante alternativa porque permitem a confecção de vários tipos de pratos lenta ou tão rapidamente como no fogão a gás ou eléctrico, dependendo das condições climáticas, do modelo de cozinha solar, do tipo e da quantidade dos alimentos a confeccionar e do modo de confecção.

Orador: Celestino Ruivo - licenciado, mestre e doutor em engenharia mecânica e professor na Univerdade do Algarve, iniciou a sua actividade de divulgação da cozinha solar em Julho de 2006, participando em vários encontros de cozinhas solares, palestras em escolas nacionais e internacionais e em programas de rádio e de televisão nacionais e internacionais. Utiliza regularmente cozinhas solares do tipo painel, tipo caixa e tipo parabólico para confeccionar as refeições em casa para toda a família durante todo o ano, mesmo em dias de Inverno muito frio.


Dia 01
Título: "Slow Food"

Resumo: O Slow Food é um projecto cultural, que se baseia na difusão do conhecimento, da cultura e das riquezas ecogastronómicas, com realce para a protecção agro-alimentar, a preservação dos conhecimentos rústicos e artesanais e a defesa da biodiversidade vegetal e animal. Este movimento internacional, fundado em 1986, como contraposição à fast food e ao modo de vida acelerado, constitui uma rede mundial comprometida em mudar a forma como o alimento é produzido e consumido atualmente, contando, para tal, com mais de 100.000 membros em mais de 100 países, que defendem o direito ao prazer, promovem os alimentos bons, limpos e justos e apoiam os alimentos locais.

Orador: Victor Lamberto - leader do Convivium Alentejo do movimento internacional Slow Food, autor do projecto “Rota dos Mármores – Rede Integrada de Percursos Geoturísticos”, colaborando, desde 1999, em actividades de divulgação da Ciência, nomeadamente no âmbito do programa Ciência Viva “Geologia no Verão”. É autor e co-autor de diversos artigos e comunicações nas áreas dos georrecursos, enogastronomia e geoturismo.

Sem comentários: