segunda-feira, 9 de maio de 2011

Montepio oferece viaturas a instituições de solidariedade

A Fundação Montepio Geral realiza uma oferta de viaturas, inserida no projecto “Frota Solidária”, a instituições de solidariedade social nacionais no próximo dia 10, pelas 11 horas, no Palácio D. Manuel.

Um encontro de reflexão dedicado ao tema “Voluntariado e Cidadania”, com início marcado para as 9:30 horas, também no Palácio, antecede o evento e durante a tarde, a partir das 14:30 horas, decorrem dois workshops. As iniciativas contam com o apoio, designadamente logístico, da Câmara Municipal de Évora.

O projecto “Frota Solidária”, segundo o Montepio, nasceu da decisão de devolver à sociedade civil o montante que os contribuintes atribuem à Fundação Montepio por via do IRS (Lei da Liberdade Religiosa – Consignação Fiscal) e, assim, beneficiar instituições de solidariedade social nacionais.

Deste modo, em 2010, a Fundação Montepio Geral recebeu, através do ministério das Finanças, 465 449,08 euros resultantes de valores atribuídos, no ano de 2008.

Pelo facto de tal montante ter sido entregue pelos contribuintes ao cuidado e gestão da Fundação Montepio Geral, esta Instituição de Utilidade Pública decidiu devolvê-lo à sociedade civil através da aplicação desse valor na reedição do projecto “Frota Solidária” e, como tal, na aquisição de 19 veículos automóveis especiais e adaptados que apoiarão a actividade de 19 instituições particulares de solidariedade social.

Para que os contribuintes (efectivos patrocinadores desta iniciativa) possam ter conhecimento do benefício resultante do seu donativo, a Fundação Montepio Geral propõe-se entregar as referidas viaturas nesta cerimónia pública que tem lugar em Évora, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores em Lisboa, Coimbra e Santarém.

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto d’ Oliveira, fará a abertura da cerimónia, pelas 11:10 horas, a que se seguirá uma intervenção do Presidente do Conselho de Administração do Montepio, António Tomás Correia, ficando a intervenção de encerramento a cargo de um representante do Ministério das Finanças.

A entrega das chaves simbólicas das viaturas decorrerá no Jardim Público a partir das 12 horas, sendo a Associação de Paralisia Cerebral de Évora uma das beneficiadas.

Fórum de reflexão e workshops

O Montepio desenvolve um Programa de Voluntariado Empresarial que agrega já 700 colaboradores e permite às equipas dedicarem algum do seu tempo à realização de projectos que várias instituições de solidariedade social desejam desenvolver, mas para os quais nem sempre têm meios humanos ou financeiros.

Este evento proporciona o encontro entre os colaboradores/voluntários do Montepio com as equipas que desenvolvem actividade de voluntariado através da Câmara Municipal. Intervêm no encontro, Henrique Sim Sim (Fundação Eugénio de Almeida); Soumodip Sarkar (Professor Associado com Agregação Universidade de Évora) e um representante da Câmara Municipal de Évora.

Aproveitando a presença dos colaboradores-voluntários do Montepio que desempenham funções em Évora, realiza-se também um workhsop para voluntários em torno dos temas: “O Impacto da política de responsabilidade social em termos locais” e “Como poderá o voluntariado empresarial ser entendido como ferramenta de gestão” e um workhsop para dirigentes e directores técnicos de Instituições Particulares de Solidariedade Social de Évora.

Sem comentários: