sexta-feira, 20 de maio de 2011

Visita Guiada às Igrejas de S. Francisco e da Graça (21 de Maio)

As igrejas de S. Francisco e da Graça são os próximos templos a acolher visitas guiadas no âmbito do projecto Rota das Igrejas de Évora, que vão decorrer no próximo dia 21 de Maio, com a concentração dos visitantes no Largo da Graça a partir das 9:30.
O projecto Rota das Igrejas de Évora resultou de um trabalho conjunto entre o Gabinete de Arquitectura e Património da Arquidiocese de Évora (GAPAE), a Comissão Diocesana de Bens Culturais e a Câmara Municipal de Évora, em que o principal objectivo consiste na divulgação do património religioso imóvel e móvel, sobretudo de edifícios e espaços normalmente encerrados ao público ou apenas abertos durante a celebração de serviços religiosos.
O património religioso de Évora assume particular significado no conjunto classificado como Património da Humanidade e na cidade no seu todo, pela sua riqueza e diversidade (origem temporal, tipologias, carácter estilístico), pelo número de imóveis que subsistem com função religiosa (igrejas, capelas, ermidas, conventos, mosteiros, colégios e recolhimentos). A edificação religiosa constituiu ao longo da história da humanidade um dos expoentes da arte e da arquitectura, e Évora não foi excepção a esse fenómeno, constituindo uma parte importante do património da cidade, sendo alguns classificados como Monumento Nacional.
A Rota das Igrejas foi apresentada em Setembro de 2010 durante as comemorações das Jornadas Europeias do Património e iniciou-se com um conjunto de percursos de visita no centro histórico, tendo-se alargado posteriormente a edifícios religiosos localizados na cidade extramuros. Actualmente estão a ser programadas visitas a igrejas e capelas que se localizam noutros pontos do concelho, mais concretamente nas freguesias rurais. Estas visitas são de entrada livre, mas requerem uma inscrição prévia no Posto de Turismo da Praça do Giraldo.

Sem comentários: