terça-feira, 16 de julho de 2013

Universidade de Évora fecha 15 dias em Agosto para reduzir custos

A Universidade de Évora (UE) vai encerrar durante 15 dias, entre 3 e 18 de Agosto, tal como no Verão do ano passado e no último Natal, para reduzir custos de funcionamento, revelou hoje o reitor.

“Como a maioria do pessoal já tinha férias nesta altura do ano, resolvemos concentrar aqui [nestes 15 dias] o período de férias e só manter abertos os serviços essenciais de forma a reduzir custos de energia e de funcionamento”, disse à agência Lusa Carlos Braumann.

O reitor da Universidade de Évora explicou que alguns serviços “essenciais” vão manter-se em funcionamento, como “os serviços administrativos, o apoio aos serviços académicos e aos ingressos, os serviços informáticos e a visita turística ao edifício principal” da academia.

“Não há quebra de serviços essenciais. Há uma concentração de férias do pessoal neste período”, realçou Carlos Braumann, referindo que se trata de uma medida que está a ser tomada “pela terceira vez” pela UE e que também foi adoptada por outras universidades do país.

A par da campanha de sensibilização à poupança de energia, realizada junto da comunidade académica, o encerramento de edifícios durante 15 dias em agosto e no período do Natal é uma das medidas de racionalização do consumo de energia que está a ser adoptada desde o ano passado pela UE.

As medidas, segundo a academia, permitiram a redução de cerca de 13 por cento no consumo de energia eléctrica, tendo sido também conseguida uma redução na ordem dos 4 por cento no consumo de gás natural e propano e de 15 por cento no consumo de combustíveis rodoviários.

De acordo com o responsável, além da poupança nos custos em energia, a academia consegue reduzir os encargos com a segurança e com a limpeza.

Texto: Público

Sem comentários: