sexta-feira, 16 de outubro de 2009

arte partilhada millennium bcp - exposição itinerante de pintura


Quarenta obras de pintores consagrados, como Vieira da Silva, Paula Rego, Júlio Pomar, Columbano Bordalo Pinheiro ou Mário Cesariny, dão corpo à exposição "Arte Partilhada" que abre hoje as portas no Palácio D. Manuel, em Évora.

A iniciativa apresenta trabalhos de 40 pintores portugueses (uma obra por pintor), produzidos entre 1884 e 1992 e representativos dos movimentos naturalista, modernista, surrealista e de arte contemporânea.

Almada Negreiros, Álvaro Lapa, Amadeo de Souza-Cardoso, António Charrua, António Palolo, Columbano Bordalo Pinheiro, Dordio Gomes, Graça Morais, João Vieira, José Malhoa, Júlio Pomar, Mário Cesariny, Menez, Paula Rego e Vieira da Silva são alguns dos artistas representados.

A exposição aposta forte na atracção de jovens visitantes, com visitas de escolas e um catálogo específico para o público juvenil, sendo que, na permanência em Évora destas obras, está incluído ainda um concurso destinado a alunos locais para o melhor trabalho em artes gráficas. Os trabalhos dos alunos podem ser apresentados até 15 de Novembro, sendo os prémios atribuídos no final desse mês.

A mostra, patente até 31 de Outubro e com entrada gratuita, é promovida pelo Millennium bcp, com o apoio do Município de Évora.

Sem comentários: