quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Grandes obras de arte portuguesas expostas em Évora

Os eborenses são convidados a visitarem a exposição de pintura "Arte Partilhada" que a Fundação Millenium BCP com o apoio da Câmara de Évora, mostram ao público no Palácio de D. Manuel.
Trata-se de uma exposição itinerante que apresenta 40 quadros de importantes autores portugueses, com obras produzidas entre 1884 e 1992, representativos dos movimentos naturalista, modernista, surrealista e de arte contemporânea, que são pertença da vasta colecção de arte que o Millenium BCP possui e que quis partilhar com o público.
Conceituados nomes como Amadeo de Souza Cardoso, António Silva Porto, Graça Morais, Mário Cesariny, Menez, Júlio Resende, Vieira da Silva, Paula Rego entre vários outros, estão aqui representados, figurando a par de artistas também de renome e com grande ligação à região de Évora como é o caso de António Palolo, António Charrua, Álvaro Lapa, Costa Pinheiro ou Dordio Gomes.

Esta é uma exposição que não esqueceu os mais novos, tendo sido também preparada uma publicação juvenil que visa estimular no público escolar a descoberta e gosto pela arte, tendo a Fundação previsto o lançamento de um concurso de arte dirigido para os alunos eborenses do Ensino Básico e também da Escola Secundária Gabriel Pereira, dada a sua ligação às Artes, assim como visitas guiadas a Lisboa.

Os trabalhos dos alunos podem ser apresentados até 15 de Novembro, sendo os prémios atribuídos no final desse mês.

Na inauguração, o Presidente do Conselho de Administração do Millenium BCP, Carlos Santos Ferreira, frisou o aspecto pedagógico desta mostra salientando a importância dos professores trazerem os seus alunos a visitar a exposição e de lhes ensinarem “a ver arte”, estimulando neles o interesse por esta temática.

A exposição é de entrada livre e recebe visitas de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Aos sábados o horário de abertura é das 14 às 18 horas.

Após ter estado disponível ao público de Bragança, em Maio, e Aveiro, em Junho, a iniciativa chega agora a Évora, numa itinerância sob a égide da Fundação Millennium bcp, que a pretende levar as todas as capitais de distrito do continente e às regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Sem comentários: