quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Évora participa na Semana Europeia da Mobilidade


Évora acolhe nos próximos dias 15, 16 e 17 de Setembro a Volta do Voluntariado, estando prevista a realização de diversas actividades que pretendem dar visibilidade e valorizar a prática do voluntariado junto da comunidade eborense, das quais destacamos a Rota do Voluntariado - “Sê voluntário. Faz a diferença!”.

Este evento, dinamizado por diversas entidades, entre as quais a Câmara Municipal de Évora, apresenta o seguinte programa: No dia 15, realiza-se a visita guiada à exposição Andy Warhol – Os mistérios da arte, na Fundação Eugénio d’ Almeida, cuja entrada é livre, devendo as inscrições serem feitas pelo telefone 92 4145871.

Pelas 18 horas, tem lugar a tertúlia Desafios do Voluntariado: a intergeracionalidade, na Associação de Reformados e Idosos da Freguesia da Malagueira, com entrada livre, sendo as inscrições feitas pelo telefone 92 4145871. Um concerto com a banda Archybak Bar Alternativo – Projecto Abrir Caminho é a proposta para as 21:30 horas, nas Piscinas Municipais, sendo também a entrada livre.

No dia 16, a partir das 10:30 horas, inicia-se a Rota do Voluntário: Sê voluntário. Faz a diferença! na Praça de Giraldo e Rua João de Deus. A sessão solene da abertura da Volta do Voluntário em Évora decorre às 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e, pelas 16 horas, haverá nova visita guiada à exposição Andy Warhol: os mistérios da arte, na Fundação Eugénio d’ Almeida, devendo os interessados efectuar a sua inscrição através do telefone 92 4145871.

Dia 17, está agendada uma Campanha de recolha de material escolar nos espaços aderentes e também uma Intervenção de limpeza em espaço público, a partir das 9 horas, na Rotunda do Raimundo, devendo os interessados inscrever-se através do e-mail: geral@evora.cne-escutismo.pt O lançamento do livro 75 anos do escutismo em Évora terá lugar pelas 15 horas, no Palácio de D. Manuel e, pelas 16 horas, realiza-se uma Sessão de reconhecimento de voluntários, também nesse mesmo local.

A Volta do Voluntariado insere-se no Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa, declarado em Novembro de 2009, pelo Conselho de Ministros da União Europeia. O objectivo geral do Ano Europeu é incentivar e apoiar, nomeadamente através do intercâmbio de experiências e de boas práticas, os esforços desenvolvidos pelas autoridades públicas, entidades privadas e restante sociedade civil para criar condições propícias ao voluntariado na União Europeia e aumentar a sua visibilidade.

Uma das iniciativas do AEV-2011 é a " Volta" que tem percorrido as capitais dos 27 Estados Membros, bem como a Volta do Voluntariado, que tem percorrido várias cidades e vilas a nível nacional (Consultar página oficial do Ano Europeu em Portugal: http://www.aev2011.eu/).

A Volta do Voluntariado em Portugal pretende divulgar as actividades de voluntariado através de encontros, reuniões, debates, conferências e workshops, entre outras actividades, tendo sido criado em Évora um grupo de trabalho para a organização da Volta do Voluntariado em Évora, composto pela Câmara Municipal de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida, a Delegação de Évora da Cruz Vermelha Portuguesa, a Junta Regional de Évora do Corpo Nacional de Escutas, o Centro Europe Direct do Alto Alentejo do Instituto Politécnico de Portalegre e o Centro de Documentação Europeia da Universidade de Évora.

Sem comentários: