terça-feira, 10 de novembro de 2009

INAUGURAÇÃO DA NOVA IGREJA NO BAIRRO DE SANTO ANTÓNIO



A semana passada foi de festa  para as gentes do Bairro de Santo António, pois decorreu a cerimónia de abertura da nova igreja ali construída, e que é consagrada pelo mesmo Santo que dá o nome aquela zona populacional.

Trata-se de um edifício de linhas modernas mas harmoniosas que foi construído segundo um projecto do Arquitecto Jorge Fragoso Pires. Culminou-se assim uma aspiração dos moradores do Bairro, que ao longo de duas décadas ansiavam pela edificação daquele templo; mas a obra foi apenas iniciada em 2006, após estarem reunidas todas as condições para a construção, nomeadamente a parte financeira, isto porque segundo nos foi dito, toda a estrutura do templo orçou em 400 mil euros.
Recorde-se que a primeira pedra foi lançada pelo Arcebispo Emérito D. Maurílio de Gouveia, e a cerimónia da dedicação foi presidida pelo seu sucessor: o Arcebispo da Diocese, D. José Alves. O pároco daquele espaço religioso ficará a cargo do Padre Adriano Chorão Lavajo Simões, que antes se proceder à abertura da porta de acesso à igreja, recordou todos os passos que conduziram ao acto de domingo passado e os seus intervenientes; agradecendo o apoio dado pelo Município de Évora, algumas paróquias da cidade e muitos particulares. Não deixou igualmente de referir e saudar todos os presentes, entre os quais se encontrava a Governadora Civil, Fernanda Ramos, o Presidente da Junta, e todos os membros do clero que se associaram à festividade.Salientou também o mesmo sacerdote, que o surgimento desta nova igreja servirá também os paroquianos dos Bairros 25 de Abril e Santa Luzia que assim evitam a deslocação a locais mais distantes para assistir aos actos religiosos.
Seguiu depois o acto de descerramento da placa que assinala a inauguração e bem assim o corte das fitas, que simbolicamente estavam presas à porta principal da igreja. Formou-se então o cortejo da entrada de D. José Alves, onde aquele prelado deu início às cerimónias da Santa Missa, antecedidas pela bênção de todo o espaço. Em dia de Todos os Santos, os católicos do Bairro de Santo António passam a contar com aquele lugar de culto, espaço de arquitectura bem concebido, num ponto elevado da zona, de paredes brancas e aplicações laterais em pedra mais escura, sendo o interior de grande simplicidade: paredes caiadas, altar com um painel por fundo; e a imagem de Nossa Senhora colocada do lado da epístola, e a do Taumaturgo português no extremo aposto, do lado do Evangelho.

Diário do Sul

Sem comentários: