quinta-feira, 5 de novembro de 2009

“Mergulhos na História”



A exposição “Mergulhos na História”, que ao longo de todo o Verão foi exibida nas Piscinas Municipais de Évora, passou agora a estar patente no Arquivo Municipal (situado nos Paços do Concelho, com entrada pela Rua D. Isabel), permanecendo neste local até ao fim de Maio de 2010.

Construídas há 45 anos por iniciativa do Eng. António Lopes Rodrigues (Director-Delegado dos Serviços Municipalizados), as Piscinas Municipais ficaram também marcadas por outros dois importantes nomes: Diogo José Castelo (Encarregado-geral dos Serviços Municipalizados e Encarregado-geral da construção das Piscinas) e Joaquim Figueira (Encarregado da manutenção das Piscinas durante 24 anos).

“Mergulhos nas Piscinas” é organizada pelo Arquivo Municipal e fala também desses três pioneiros numa retrospectiva da história das Piscinas, recheada de factos curiosos, desde a sua inauguração até à actualidade em que a requalificação está em marcha, tendo sido concluído no Verão passado a primeira de três fases de obras que pretendem adaptar as piscinas às mais adequadas exigências de conforto e segurança.

Recorde-se que a 1ª fase da obra consistiu na requalificação dos balneários para responder ao que a lei exige, nomeadamente no que concerne à sua disponibilização a cidadãos com mobilidade condicionada, além de permitir uma maior rentabilização dos balneários, pois passam a servir tanto as piscinas de Verão como as de Inverno, o que gerará uma ocupação contínua ao longo de todo o ano.

Segue-se, após a época balnear, a 2ª fase que incide na requalificação do tanque das piscinas de Inverno e na adaptação dos antigos balneários e das instalações técnicas de apoio, assim como criação de mais uma unidade de balneários para crianças. Uma 3ª fase constará de uma intervenção ao nível das piscinas exteriores, assim como a nível do respectivo equipamento.

O Arquivo Municipal encontra-se aberto ao público das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, todos os dias úteis, excepto feriados.

Sem comentários: