quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Teatro: Histórias da Monarquia




Um espectáculo que conta a história da monarquia portuguesa, colocando a tónica nos costumes e cultura das várias épocas históricas.
Neste espectáculo o espectador poderá compreender o desenvolvimento social, estético e cultural, bem como as dinâmicas da vida política de momentos marcantes da história de portugal.

Procuramos resposta a questões como: Foi o primeiro rei de Portugal uma rainha? Como comiam os reis e as rainhas? O que se passava na corte de D. Dinis? que papéis desempenharam as mulheres na nossa História? Como era a vida de uma corte renancentista? O que se passou nos anos em que a corte viveu no Brasil? Porque acabou a Monarquia?


O ensino da história mudou,
assim como mudou o perfil dos estudantes.
O teatro traz para a realidade o que antes eram conceitos abstractos.
Ele permite ver interagir quem apenas conheciamos por palavras: nomes associados a feitos, organizados por datas.
Seguindo a lógica das várias dinastias e dos momentos basilares da nossa história, a acção dramática não se detem nos factos, ela revela as pessoas nas suas relações e formas de viver.

O Pim-Teatro promete um espectáculo divertido, capaz de envolver os jovens aprendizes da História de Portugal, numa viagem até à intimidade e humanidade das familias reais, Igreja. Católica e alta nobreza portuguesas ao longo de 8 séculos.


autor: pim-teatro

com: Alexandra Espiridião, Ana Duarte, André Birken, Cláudia Lázaro, Diogo Duro, Guilherme Freitas, João Sérgio Palma, João Sol

Parceiros criativos: Osvaldo Maggi e Felix Lozano

Sem comentários: