quarta-feira, 16 de março de 2011

Exposição “Um Mundo - Três Dimensões” até 27 de Março

A Câmara Municipal de Évora inaugurou uma exposição colectiva de artes plásticas intitulada “Um Mundo - Três Dimensões” , na qual se apresentam trabalhos do grupo "Blank Canvas, Second Generation", composto pelos artistas plásticos António Couvinha, Chris Alford e Peter de Jong.

É verdade que iniciativas como Blank Canvas, segunda geração, estão longe, nos propósitos, de ser uma conquista e uma originalidade do nosso tempo. O que é manifestamente original neste grupo constituído por António Couvinha, Chris Alford e Peter de Jong é a assumida individualidade dos seus olhares, que são incontestavelmente três perspectivas distintas do tangível e do imaginativo, e o seu propósito de estabelecer um processo complementar, sinérgico, da fruição do espectador e do público de arte.

António Couvinha vive amiúde fascinado por paisagens, rostos, linhas do corpo, revê febrilmente o manejo da paleta, enche de cor ou neutralidade os volumes e as formas, na terra ou a caminho do céu.

Chris Alford parece possuído pelo demónio da renovação e do experimentalismo, já usou as cores de Turner e Raoul Dufy, é hoje abstraccionista, deixou muito para trás as composições megalíticas e as povoações registadas em linhas esquemáticas.
Peter de Jong permanece seduzido pela sobriedade do tracejado, há ali uma discussão permanente entre o onírico e o real interpretativo, uns volumes que vêm da infância de Miró ou das leituras frias de Sean Scully, aliás na tradição de Mark Rothko. É fugaz e discreto, como numa obediência zen.

A exposição estará aberta ao público até 27 de Março, podendo ser visitada de terça a sexta-feira, das 11:00 às 13:00 e das 15:00 às 19:00, e sábados e domingos só no período da tarde, encerrando à segunda-feira.

Sem comentários: