segunda-feira, 4 de julho de 2011

Rotary inaugura monumento dos irmãos Charneca em Évora

Trata-se de uma escultura da autoria dos irmãos António José e Francisco Charneca que simboliza o meritório trabalho que, desde há muito, os rotários realizam em prol da melhoria da sociedade, integrando três esculturas (dois homens e uma mulher) que transportam o símbolo rotário, com determinação e optimismo, na direcção do Centro Histórico de Évora, o coração da cidade.

“É um excelente contributo para o embelezamento da cidade, que vem acrescentar património a Évora e representa o movimento rotário no que este tem de mais nobre - o esforço colectivo do bem-fazer”, considerou o autarca eborense, deixando um agradecimento aos autores e aos rotários pela iniciativa e concluindo que “este dia ficará como um marco e outros se lhe seguirão no sentido do bem-fazer”.

Na cerimónia, que contou com a presença dos sócios do Rotary Clube de Évora e das principais autoridades locais, interveio também o Presidente do Rotary Club de Évora, Luís Oliveira Rodrigues; o Governador do Distrito 1960, Joaquim Esperança, e o escultor António José Charneca.

O Presidente do Rotary Club de Évora sublinhou o simbolismo deste monumento que mostra a energia dos rotários, movimento benemérito com mais de um milhão e duzentos mil sócios a nível mundial, os quais, na sua acção, “são também fornecedores de paz, concórdia e boa vontade a todos os povos” e realçou o trabalho dos escultores na elaboração desta peça, a que se aliam também um conjunto de pedras “ pois simbolizam que, por vezes é com muitas dificuldades que os rotários levam a cabo a sua acção”.

Frisou ainda a forma com que o Presidente da Câmara acarinhou este projecto e a união de vontade por parte dos sócios para concretizar esta obra, disponibilizando materiais, máquinas, espaço para a sua concretização e o transporte da peça.

António José Charneca agradeceu a oportunidade que lhe foi oferecida de concretizar esta obra na sua própria terra e a importância que isso representa, mostrando a sua disponibilidade para continuar a sua colaboração com os rotários.

O Governador do Distrito 1960 expressou a sua satisfação pela forma como o movimento rotário é recebido em qualquer parte do mundo e enalteceu o trabalho realizado pelos irmãos Charneca que foi premiado por parte dos rotários, agradecendo-lhes também o seu contributo.

Sem comentários: