terça-feira, 12 de julho de 2011

Troço Bombel Casa Branca/Évora - Reabertura à circulação ferroviária prevista para 23 de Julho.


As obras de modernização do Troço Bombel – Casa Branca – Évora, na Linha do Alentejo / Linha de Évora (e que é parte integrante da Ligação Ferroviária de Mercadorias Sines – Elvas), entraram na sua fase final, prevendo-se a reabertura à circulação ferroviária no próximo dia 23 de Julho.
A empreitada em curso compreende, nomeadamente, uma reabilitação profunda da plataforma ferroviária nos cerca de 37,4 km de via entre Bombel e Casa Branca e a electrificação de todo o traçado até Évora.
Com a instalação de novos sistemas de sinalização electrónica e de controlo de velocidade (CONVEL) viabiliza-se a prática de velocidades da ordem dos 190 / 200 km/h, permitindo uma redução do tempo de percurso entre Lisboa e Évora de cerca de 20 minutos, o que, decerto, irá contribuir para uma melhoria da competitividade do caminho-de-ferro neste percurso.
As empreitadas adjudicadas no âmbito do processo de modernização desta infra-estrutura integram o Projecto de Financiamento designado por "Ligação Ferroviária Sines/Elvas (Espanha) III: Modernização do troço Bombel e Vidigal a Évora", candidatado ao Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT).
Os trabalhos no seu objecto têm uma comparticipação prevista de 70% do Fundo Coesão, até um montante total elegível de, aproximadamente, 90 milhões de euros. O Projecto, que também compreende a intervenção na Estação de Évora, representa um investimento total previsto de 94,7 milhões de euros.

Sem comentários: