O projeto “Empreender na Comunidade”, dinamizado pela Rede Urbana para a Competitividade e Inovação “Corredor Azul”, é apresentado no dia 29 de abril, a partir das 17:30 horas, no Palácio de D. Manuel (Évora).
Do programa, constam intervenções dos vários participantes no projeto, em concreto, dos membros da direção da escola envolvida, do Sines Tecnopolo, de alunos e professores, da empresa mentora, da Direção Regional de Educação do Alentejo e da Câmara de Évora.
O evento está inserido na Rede Urbana para a Competitividade e Inovação Corredor Azul, da qual Évora é o município líder, e que desenvolve quatro projetos transversais – “Promoção de Investimento”, “Atração de Residentes”, “Governança” e “Fomento do Empreendedorismo”.
No “Fomento do Empreendedorismo”, está a ser aplicado em escolas com 9º e 10º anos (ou equivalente), um programa de educação para o empreendedorismo denominado “Empreender na Escola”, que tem por objetivos aumentar a competitividade do território e dos seus agentes e desenvolver capacidades empreendedoras nos jovens adolescentes.
O "Empreender na Escola" baseia-se na constituição de uma empresa na sala de aula e propõe aos alunos gerir a sua própria empresa durante um ano letivo. A constituição desta não é formalizada mas os alunos simularão todo o processo da sua criação e gestão. Os alunos, enquanto sócios desta empresa, farão negócios reais com dinheiro real.
A empresa criada em aula irá estabelecer relações comerciais com outra "empresa", com o objetivo de "importar” e "exportar" produtos entre si. Os produtos importados serão comercializados no mercado local e posteriormente proceder-se-á à análise dos resultados e à repartição dos lucros obtidos, como em qualquer empresa real.
O programa está a decorrer em sete dos dez municípios do território do Corredor Azul, sendo o município de Sines o líder do programa, o qual é executado pelo Sines Tecnopolo, com o apoio técnico da Universidade do Algarve.
Sem comentários:
Enviar um comentário