quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Câmara Municipal promove Gala Solidária


A Câmara Municipal de Évora continua a desenvolver um trabalho de significativo valor na área social em conjunto com os diversos parceiros, nomeadamente da Rede Social do Concelho de Évora. A mais recente aposta é angariar fundos para instalação de aparelhos de teleassistência na casa dos idosos que permitam um rápido atendimento em caso de emergência e comparticipação da mensalidade destes equipamentos.

Para tal, está a organizar uma Gala Solidária, em parceria com a associação Tempo para Dar, a Fundação Eugénio de Almeida e a Cruz Vermelha Portuguesa, destinada à recolha de fundos que permitam comparticipar as mensalidades dos aparelhos de teleassistência a atribuir aos idosos mais desfavorecidos, que beneficiam do Cartão Social do Munícipe.

Em 2012 a Câmara Municipal de Évora lançou o projeto de sinalização e monitorização de idosos isolados no Concelho “Mais Próximo de Todos”, tendo durante este primeiro semestre de 2013 contactado já idosos dentro do Centro Histórico.

Após serem identificados pela Divisão de Educação e Ação Social (DEAS) da autarquia um total de 1102 agregados, com um ou dois elementos, seguiu-se o contato telefónico para fazer um rastreio de quem efetivamente tem necessidade de apoio e perceber em que situação está. Com base nisso, foram feitas 39 visitas domiciliárias sendo que neste grupo, houve cinco situações de alerta que já estão a ser acompanhadas. Trata-se de pessoas com alguma dependência física, a maioria senhoras viúvas e solteiras, com poucos recursos financeiros e que desconhecem os serviços existentes.

Foram encaminhadas para instituições da Rede Social Local, que são instituições particulares de solidariedade social, como os centros sociais e paroquiais, a Misericórdia, a Cáritas, que dão respostas sociais como o apoio domiciliário. Com a Fundação Eugénio de Almeida foi feita uma parceria que tem a ver com a questão do isolamento da pessoa. A Fundação desenvolve o Banco de Voluntariado e é através destes voluntários que se consegue companhia para estas pessoas e também a sua monitorização.

Para além disso, a Câmara Municipal dispõe de uma linha gratuita da Proteção Civil (800 206 405), que funciona durante as 24 horas, em que qualquer pessoa pode sinalizar um idoso do concelho que esteja em situação de isolamento e de alguma necessidade. A ideia, também divulgada em folheto, é dizer às pessoas que existe esta linha telefónica, independentemente das pessoas poderem ligar também, durante o horário de expediente, para a Divisão de Educação e Ação Social.

Relativamente à teleassistência que a Câmara se propõe dinamizar, trata-se de garantir que o idoso, se estiver numa situação de emergência, tenha alguém que lhe dá resposta. Por exemplo, o idoso caiu, sentiu-se mal durante a noite, não tem ninguém ao pé, pode acionar o botão de um aparelho colocado ao pescoço (ou pulseira) que a emergência médica será acionada de imediato e passado pouco tempo estará à sua porta.

A Câmara de Évora mantém uma parceria com a associação Tempo para Dar que é uma instituição particular de solidariedade social relacionada diretamente com a empresa Delta Cafés. No ano passado, fizeram ambas uma caminhada solidária com o objetivo de angariar fundos para aquisição de telemóveis para idosos isolados a nível distrital. A Tempo para Dar tinha uma parceria com a GNR e com a PT e, com base nos censos séniores da GNR, identificaram os idosos que estavam mais isolados e atribuíram-lhe telemóveis. No início de Agosto foi atribuído o último desses telemóveis a um idoso do concelho (S. Miguel de Machede).

Fizeram ainda com a Tempo para Dar, na altura do Natal, a entrega de cabazes de Natal elaborados pela Delta Cafés através dos seus colaboradores que angariaram géneros alimentares e a Câmara distribuiu-os no concelho de Évora pelos beneficiários do Cartão Social do Munícipe que apresentavam o rendimento mínimo per capita mais baixo. No concelho foram entregues cerca de 40 cabazes por várias freguesias urbanas e rurais.

Há cerca de poucos meses, a Tempo para Dar voltou a lançar o desafio à Câmara Municipal de fazer uma gala solidária em Évora para angariar fundos destinados ao pagamento da mensalidade de faturação dos aparelhos de teleassistência dos idosos do concelho. A instituição conseguiu uma parceria com a Portugal Telecom, que é uma das entidades fornecedoras de aparelhos de teleassistência, sendo que e a PT oferece os aparelhos (a parte da aquisição e montagem do aparelho será disponibilizada pela PT). O dinheiro que angariado na gala será para se pagar a mensalidade do aparelho de teleassistência durante o primeiro ano, posteriormente o Cartão Social do Munícipe comparticipará metade desse valor da faturação da mensalidade da teleassistência.

A gala, para a qual está convidada toda a população, inclui um espetáculo solidário de variedades com artistas locais, que em princípio contará com a participação de um apresentador de renome, na tarde do dia 16 de Novembro, na Arena de Évora. O bilhete são 2 euros e meio, um preço solidário, acessível para todos.

Noticia retirada daqui

Sem comentários: