quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Évora com Bandeira Verde


A cidade de Évora voltou a ser reconhecida pelas suas boas práticas em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade, tendo sido galardoada, pela sexta vez, com a Bandeira Verde ECOXXI 2013.

A cerimónia de entrega deste galardão, promovido pela Associação Bandeira Azula da Europa (ABAE), teve lugar esta segunda-feira, em Torres Vedras, com o município de Évora a fazer-se representar pela Vice-Presidente da edilidade, Cláudia Sousa Pereira.

Em declarações aos jornalistas no final da cerimónia, durante qual o chefe da Unidade de Assistência e Manutenção da Câmara de Évora, Nuno Bilo, deu a conhecer aos presentes na cerimónia as medidas implementadas por Évora no âmbito da eficiência energética, Claudia Sousa Pereira mostrou-se satisfeita pelo resultado obtido, “o mais alto até agora”.

“De um total superior a três dezenas de munícios, Évora ficou entre os dez primeiros, com um índice ECOXXI total de 71 por cento, de 95 possíveis. Estes dados são encorajadores e provam que estamos no bom caminho. Contudo, tal só acontece porque temos uma população cada vez mais consciencializada para a importância do seu papel na sociedade”, frisou a autarca.

De um total de 21 índices de sustentabilidade municipal, Évora destacou-se nos seguintes: Certificação em Sistemas de Gestão de Qualidade; Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade); Qualidade do Ambiente Sonoro e Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável.

Foram 32 os municípios candidatos a município ECOXXI 2013: Águeda, Alandroal, Albufeira, Aljezur, Amadora, Avis, Beja, Bragança, Caminha, Cantanhede, Cascais, Estarreja, Évora, Fundão, Golegã, Lagos, Lajes do Pico, Loulé, Loures, Lousã, Macedo de Cavaleiros, Maia, Manteigas, Mealhada, Oliveira do Hospital, Pombal, Santo Tirso, Sesimbra, Tavira, Torres Vedras, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia.

Para se candidatar ao ECOXXI, o município fornece informação relativa a 21 indicadores e 65 sub indicadores. Esta informação relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, é avaliada pelos júris que integram a Comissão Nacional. O resultado da candidatura resume-se num Índice global percentual de políticas de sustentabilidade segundo o referencial ECOXXI. A bandeira ECOXXI é atribuída a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50%. 

Notícia retirada daqui

Sem comentários: