Câmara inicia obra de Iluminação Cénica no Aqueduto da Água da Prata
A Câmara Municipal de Évora vai iniciar no dia 28 de Janeiro a obra de Iluminação Cénica do Aqueduto, nos troços situados entre a rua do Muro e a Rua do Salvador, prevendo-se que a mesma esteja concluída em finais de Fevereiro próximo.
Estimada em € 110 558,00, a intervenção consistirá na iluminação dos troços situados entre a rua do Muro e a rua do Salvador, incidindo nos alçados, no topo-capeamento e no intradorso dos arcos.
O projeto aprovado pela DGPC – Direção Geral do Património Cultural, procura otimizar a perceção do monumento, adotando luz de diferentes tonalidades para os seus alçados e para o interior das arcadas. Assim, os contrastes cromáticos foram concebidos tendo em conta a própria luz dos candeeiros da iluminação pública existente, acentuando-se desta forma a presença do aqueduto.
Foram selecionados equipamentos que garantem o eficaz controlo da emissão luminosa, evitando a dispersão de luz e garantindo o bem-estar nas edificações vizinhas do aqueduto.
Deste modo, serão utilizadas grelhas anti-encandeantes nas áreas luminosas mais suscetíveis de criar desconforto e a iluminação dos alçados do aqueduto no interior da muralha será baseada na luz de leds, criando contraste cromático com a iluminação pública.
A obra de iluminação cénica do aqueduto integra-se no Programa de Intervenção de Conservação e Consolidação do Aqueduto da Água da Prata, cofinanciada pela União Europeia através do Programa Alentejo 2020.
Sem comentários:
Enviar um comentário