domingo, 21 de junho de 2009

Arena d’Évora encheu no arranque da candidatura autárquica do PS em Évora

A moldura humana que esgotou o recinto do pavilhão multiuso da Arena d’Évora "foi uma prova inequívoca da vitalidade e da credibilidade da candidatura liderada por José Ernesto Oliveira e por Capoulas Santos, bem como por todos os cabeças de lista às freguesias". Foi deste modo que foi feito o arranque da candidatura autárquica do Partido Socialista ao concelho de Évora, num jantar que reuniu cerca de 1500 pessoas que decidiram mostrar o apoio a este projecto.

Manifestamente emocionado, o candidato à Câmara Municipal de Évora, José Ernesto Oliveira declarou ter sido "mais um grande dia", porque, em seu entender, "quando se está na vida por convicções, por projectos e quando nos movimentamos em função dos ideais, felizmente temos muitos grandes dias". No entanto, este teve particular significado por "juntar todos aqueles que acreditam em nós e que como tal querem meter as mãos a esta obra imensa que é dar continuidade a um plano que está em execução no nosso concelho desde há oito anos".
José Ernesto Oliveira afirmou "estarem dadas todas as provas" de que o PS tem condições e capacidade para transformar Évora "na tal cidade de excelência que a prazo estamos a construir". "Esta confiança, determinação, segurança, sem arrogância, conversando e ouvindo todos, leva-nos a encarar o futuro com muita esperança", frisou, ressalvando saber de antemão que tem uma batalha complicada, "mas que temos condições para a poder vencer".
"Todos por Évora"
O candidato à autarquia afirmou que irá assentar a sua candidatura em várias ideias-chave, colocadas em telas gigantes em torno do recinto, que "têm norteado o nosso trabalho e que vão nortear a nossa campanha por entendermos que não temos razões para as alterar da orientação que traçámos desde há oito anos atrás".
José Ernesto Oliveira assegurou que as ideias visam fazer uma cidade que "afirme a sua qualidade através do património, que tenha desenvolvimento, que crie emprego, uma cidade de solidariedade, que a qualidade de vida e o progresso sejam preocupações constantes, onde o ambiente e a saúde sejam bons, em que a cultura, a democracia e a educação contribuam para uma sociedade melhor, por último, uma palavra que eu julgo que deve caracterizar o nosso trabalho – confiança".
Em seu entender, deve ser com uma atitude de humildade democrática, sem se considerarem superiores a ninguém, que os socialistas devem trabalhar com confiança e serenidade para o desenvolvimento do concelho de Évora, "estando abertos a todos aqueles que queiram trabalhar pelo bem de Évora, pelo desenvolvimento de Évora, pois é isso que diz o nosso painel central: ‘Todos por Évora’".
Todos que, na sua opinião, já entenderam a mensagem, sendo a "prova disso, o jantar de hoje, que julgo que é a primeira grande manifestação pública em torno de um projecto com objectivo e isto enche-me de alegria e de satisfação". José Ernesto Oliveira salientou que olhando à nossa volta via-se pessoas jovens, de mais idade, "gente bem situada na vida, gente trabalhadora, intelectuais, técnicos e quadros superiores, operários, homens e mulheres, uma amostra bem significativa do que é este concelho e do que querem para ele".
O candidato socialista salientou ainda que "este é o reconhecimento da população que sabe que ninguém fez por Évora aquilo que nós fizemos em tão pouco tempo, a todos os níveis, no ambiente, na saúde, na educação, no desporto, na cultura, na defesa do património, entre muitas outras coisas", tendo sublinhado a importância de fazer uma política "com verdade, olhos nos olhos, falando sério". No entanto, sustentou que a gestão socialista não ignorou as dificuldades e o que gostaria mais de ter feito, "mas aquilo que fizemos enche-nos de orgulho e de satisfação".
Por "saber reconhecer os problemas, mas também por termos soluções para eles, temos razões mais do que suficientes para termos confiança no futuro", reiterou, elogiando ainda todos que estão consigo neste caminho, "uma equipa coesa, gente amiga, gente que está aqui não para tirar qualquer benefício da política, mas gente que está aqui disposta a servir quer ao nível das assembleias de freguesia, das juntas de freguesia, da assembleia municipal e da câmara municipal. Gente honesta, séria e trabalhadora para bem de Évora".
Não desvendando, contudo, a equipa de vereadores, José Ernesto Oliveira disse ser evidente que haja já ideias que começam a estar consubstanciadas, "mas vai haver alguma renovação, tem que haver sempre", anunciou, acrescentando querer procurar os melhores e que tenham uma disponibilidade total para trabalhar pelo bem-estar das pessoas e pelo desenvolvimento e progresso do nosso concelho".
"Renovação da confiança sucederá"
Sob este lema, o cabeça de lista à Assembleia Municipal, Capoulas Santos disse haver bons indícios de um forte apoio à candidatura do PS ao município de Évora, deixando-o isso "particularmente satisfeito". Na sua opinião, "a renovação da confiança no PS sucederá" é resultante do trabalho desenvolvido ao longo destes dois mandatos, "num contexto particularmente difícil, com uma situação financeira complexa herdada da CDU a que se juntou o pior período económico da democracia portuguesa".
No entanto, a seu ver, "José Ernesto fez obra, lançou infra-estruturas, teve um papel fundamental na habitação social porque gostava de lembrar que durante 25 anos em que a CDU esteve à frente da autarquia não foi entregue nenhuma habitação social". Portanto, o candidato disse pensar que "o trabalho desenvolvido com serenidade de saneamento das finanças públicas, de lançamento de obras que permitem criar emprego, como vai ser o caso da Embraer e do futuro hospital, deve deixar o PS tranquilo".
Contudo, relembrou que em democracia nunca existem vitórias antecipadas e "o supremo juízo é sempre o dos eleitores no dia da votação". Como tal, defendeu ser preciso que essa mensagem seja bem transmitida para que os leitores a compreendam "e se assim for, estou certo que a renovação da confiança sucederá, mas é preciso trabalhar muito até ao dia das eleições porque em democracia nunca há vencedores antecipados".
Mandatários Séniores:
João Cutileiro
Ana Beatriz Cardoso

Mandatários para a Juventude:
Rita Martins
Ricardo Melro

Presidente da Comissão de Honra
João Alves Pimenta

Cabeças de lista às Juntas de Freguesia
Candidatos que se mantém:
S. Sebastião da Giesteira - António Maduro
Boa-Fé - Luís Matias
Santo Antão - António Ramos
Sé e S. Pedro - Jorge Gil
Horta das Figueiras - Baltazar Damas
São Bento do Mato - João Ricardo
São Vicente do Pigeiro - José Calado
São Miguel de Machede - Felizberto Bravo
Senhora da Saúde - Fernando Nunes
S. Manços - António Galão
Canaviais - Silvino Costa

Renovações:
Bacelo - José Pacheco
Torre dos Coelheiros - Lúcio Guerreiro
Malagueira - Jorge Raposo
Graça do Divor - Mariana Castor
Tourega - Manuel Figo
S. Mamede – Luísa Antunes Guadalupe – Mário Barbas
N. S. de Machede - José Piteira

Sem comentários: