quinta-feira, 25 de junho de 2009

Como chegar a Évora...


Évora é a capital do Alto Alentejo e encontra-se limitada, a norte, pelo distrito de Santarém e pelo distrito de Portalegre, a leste pela Espanha, a sul pelo distrito de Beja e a oeste pelo distrito de Setúbal.
O Distrito de Évora ocupa uma área de cerca de 7400 Km2, a segunda maior extensão distrital do país, sendo que o concelho de Évora é responsável pela ocupação de quase 20% dessa área.

De Lisboa - 135 Km (1h15m de duração média da viagem)
Em função da sua posição geográfica dentro da cidade de Lisboa, poderá optar pela Ponte 25 de Abril (A2) ou Ponte Vasco da Gama (A12). Se optar por esta última, após cerca de 40 Kms percorridos, terá que mudar para a A2 (não seguindo em direcção a Setúbal). Um pouco mais à frente (20 Km) terá que abandonar a A2 e seguir pela A6 em direcção a Évora. Após 59 Kms percorridos na A6 deverá sair na indicação para Évora e seguir mais 12 Kms pela N114 até chegar à cidade.

De Espanha (Badajoz) - 100 Km (1h de duração média da viagem)
O percurso é extremamente simples. Basta seguir pela A6 durante 83 Kms após a fronteira.
Na indicação para Évora deve abandonar a Auto-Estrada e fazer os restantes 10 Kms na N18.

Do Norte (Porto) - 375 Km (4h de duração média da viagem)
Com a abertura da A13, ligação entre Almeirim e o nó da A2/A6 na Marateca, deixou de ser necessária a passagem por Lisboa para que se faça a viagem do norte do país até Évora sempre em auto-estrada. Com efeito, na saída da A1 de Santarém deverá seguir para o IC10 e, posteriormente, perto de Almeirim, para a A13. No nó da Marateca deve virar para a A6 em direcção a Évora.
Um caminho um pouco mais curto (mas mais moroso) passa por tomar a EN114 à saída do IC10 e seguir sempre na Estrada Nacional.

Do Algarve (Faro) - 225 Km (2h30m de duração média da viagem)
Terá que apanhar a ligação entre a Via do Infante (A22) e a A2 em direcção a Lisboa. Na A2, perto de Ourique, deverá tomar o desvio para o IP2/N18 em direcção a Beja e seguir nessa estrada até Évora.

Sem comentários: