sexta-feira, 19 de junho de 2009

Começa hoje a Feira de S.João 2009



É hoje que tem início mais uma edição das Festas Populares da Cidade – Feira de S. João, no Rossio de S. Brás, em Évora, e que decorrerá até ao dia 30 sob o lema da inovação e da criatividade.

Organizada pela Câmara Municipal de Évora, juntamente com uma série de instituições públicas, privadas e agentes económicos, sociais, culturais e desportivos do concelho, a Feira de S. João é uma das mais tradicionais feiras que se realiza na região, mantendo os seus traços originais, funcionando também como ponto de encontro dos milhares de alentejanos que, por força das circunstâncias, se viram forçados a deixar a sua terra natal.

Ao longo de 12 dias toda a cidade celebra as suas festas com um programa extremamente diversificado, encontrando-se propostas para todos os gostos e idades. Os espectáculos de Luís Represas (dia 23) ou Marco Paulo (dia 25) estão naturalmente em evidência, contudo de 18 a 20 realiza-se o “Tocar de Ouvido – Festival de Música de Évora” que tráz à cidade vozes universais, de onde se destaca Sara Tavares ou Kepa junkera (País Basco), entre outros. No dia 26 de Junho destaque também para o espectáculo “Cantigas de Rua” apresentado pelo conhecido José Carlos Malato.

Tauromaquia, actividades desportivas, exposições, gastronomia e muita diversão são algumas das opções previstas nas Festas Populares da Cidade – Feira de S. João, cujo ponto alto é o dia 29, dia de S. Pedro, padroeiro da cidade, feriado municipal.

Nesta data, a Câmara Municipal homenageia cidadãos e instituições com a atribuição das medalhas da cidade, para além de que o programa prevê ainda a reabertura do Museu de Évora, após a primeira fase de obras, a inauguração do monumento de homenagem aos Dadores Benévolos de Sangue, na rotunda da Horta das Figueiras, e a tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro, entre outras iniciativas.

Criada por alvará de D. Sebastião, a Feira de São João realizou-se pela primeira vez no dia 24 de Junho de 1569.


TOCAR DE OUVIDO

O Festival Internacional de Música de Évora «Tocar de Ouvido 2009» vai decorrer de 18 a 20 de Junho, incluindo uma forte componente de formação, sob orientação de artistas; colóquios, documentários, exposições e diversas actuações.
Dia 18 de Junho apresentam-se os Dazkarieh (Portugal) e Sara Tavares (Portugal/Cabo Verde). No dia seguinte é a vez de A Barca (Brasil), Rabih Abou Khalil e Ricardo Ribeiro (Líbano/Portugal). Dia 20 chega Leilía (Galiza) e Kepa Junkera (País Basco), segundo o divulgado em comunicado.
Artur Fernandes e Kepa Junkera vão orientar a oficina de concertina/trikitixa. Na gaita-de-foles estará Joaquim Roque e Francisco Pimenta. Felisa Segade estará a cargo da oficina de pandeireta e canto galego. Na voz, Juçara Marçal e Sandra Ximenez serão os responsáveis.
Chico Saraiva vai orientar a oficina de violão brasileiro e composição. A oficina de rabeca vai decorrer sob supervisão de Thomas Rohrer. Ari Colares será responsável pelo pandeiro e ritmos brasileiros. Marcelo Pretto orientará a percussão corporal, e Bitocas, o mixer.

Vá à feira com a linha azul

Viva o melhor da Feira sem perder tempo no trânsito!
Chegar à Feira de S. João vai ser mais fácil e rápido. Com o serviço LinhAzul Feira de S. João 2009, pode deixar o seu carro em qualquer parque periférico da cidade, e por apenas 1,00€ chegar à feira e depois regressar ao parque de estacionamento.

Percurso:
Portas do Raimundo » Av. Túlio Espanca » Terminal » ES André de Gouveia » Av. da Malagueira » R. Arrife » Av. Eng.º Eduardo Arantes de Oliveira/Est. Piscinas » Parque da estrada das Piscinas » Av. Batalha do Salado » Estrada de Arraiolos » Portas da Lagoa » Rua Cândido dos Reis » Praça Joaquim António de Aguiar » Lg. Luis de Camões » R. de Aviz » Portas de Aviz » Portas da Lagoa » Estrada de Arraiolos » Av. Batalha do Salado » Parque da estrada das Piscinas » Av. Eng.º Eduardo Arantes de Oliveira/Est. Piscinas » R. Arrife » Av. da Malagueira » ES André de Gouveia » Terminal » Av. Túlio Espanca » Portas do Raimundo.

Horários:
Sexta-feira - 19:00 às 02:00
Sábados, Domingos e Feriados - 15:00 às 02:00
Segunda a Quinta-feira - 19:00 à 01:00

Sem comentários: